Resumo das alterações
Gerais
Transportes
- ERP-38528
Conhecimento Transporte Gerencial
CT-e: DACTE com tomador preenchido
ERP-45346
Adicionada validação na geração do DACTE para que seja preenchida as informações do tomador indiferente do tipo de tomador cadastrado no conhecimento de transporte, assim o sistema carregará as informações do tomador no DACTE.
Os dados do Motorista não fazem parte do CTE, devem ser informados no MDFE.
Livros Fiscais
- ERP-48648
SPED Contábil e FCONT
ECD 2019 – Layout 7 - PVA 6.0.4
Principais alterações:
1) Registro I200 - Lançamentos extemporâneos .
Para os casos de retificação de erros de períodos anteriores que não caiba a retificação da ECD, e que demandarem alteração de saldos das demonstrações contábeis devem ser efetuados contabilmente por meio de lançamento extemporâneo, isto é, nos livros contábeis da entidade, o lançamento de correção é registrado no ano corrente, como ajustes de exercícios anteriores, em contrapartida ao Patrimônio Líquido, em consonância com o parágrafo 1º do Art. 186 da Lei das S.A. Para fins de divulgação das demonstrações contábeis, a reapresentação das cifras comparativas ocorre no primeiro conjunto de demonstrações contábeis após a identificação do erro, nos termos da NBC TG 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro.
A data para o lançamento extemporâneo será sempre o ano de encerramento do exercício em que ocorreram esses fatos.
Deve-se especificar no histórico do lançamento extemporâneo o motivo da correção, a data do fato (dd/mm/aaaa) e o número do lançamento de origem (item 32 do ITG 2000 (R1).
Para identificação de tais lançamentos foi disponibilizado na tela de Lançamentos Contábeis a opção "Lote de Lançamentos Extemporâneos". Marque esta opção e informe o ano dos lançamentos extemporâneos, lembrando que deve-se criar um lote para cada ano.
2) REGISTRO J100: Balanço Patrimonial - Realizada adequação do layout para preenchimentos dos campos:
- IND_COD_AGL – Indicador do tipo de código de aglutinação das linhas
- COD_AGL_SUP: Código de aglutinação sintético/grupo de código de aglutinação de nível superior.
- IND_GRP_BAL: Alteração do Indicador de grupo do balanço: A – Ativo; P – Passivo e Patrimônio Líquido. Não mais: 1 e 2.
- VL_CTA_FIN: Valor final do código de aglutinação no Balanço Patrimonial no exercício informado, ou de período definido em norma específica.
- IND_DC_CTA_FIN – Indicador da situação do saldo final informado no campo anterior:
3) REGISTRO J150 Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): Realizada adequação do layout para preenchimentos dos campos:
- IND_COD_AGL: Indicador do tipo de código de aglutinação das linhas
- COD_AGL_SUP Código de aglutinação sintético/grupo de código de aglutinação de nível superior.
- IND_DC_CTA: Indicador da situação do valor total do código de aglutinação
- IND_GRP_DRE: Indicador de grupo da DRE
Importante:
- Para preenchimento do campos IND_GRP_DRE é fundamental que a a informação da natureza da conta contábil tanto das contas analíticas quando das sintéticas estejam informadas corretamente no Plano de Contas, visto tal informação ser utilizada para preenchimento deste campo.
4) REGISTRO J930 /J932– Signatários da Escrituração:
- Criação do registro J932 o qual receberá as informações dos signatários com a qualificação do assinante igual a 910 e 920 correspondentes ao Responsável Pelo Termo de Verificação para Fins de Substituição da ECD. Desta maneira tais códigos não são informados no registro J930 e sim J932. Lembrando que o registro J932 somente é preenchido quando a ECD for substituta.
- Criação do campo Número da Certidão de Regularidade Profissional do Contador, o qual esta disponível no cadastro dos signatários. Esta informação é obrigatória para o contador.
Estoque
- ERP-42380
Movimentações Internas
Bloqueio de Lançamento de Movimentação Interna
O Bloqueio de Lançamento de Movimentação Interna não estava funcionando corretamente, permitindo em algumas situações realizar a gravação mesmo o usuário sem permissão para executar a ação.
Esta rotina foi revisada de forma a bloquear corretamente as operações de MI conforme o plano de senhas para o usuário. - ERP-42670
Movimentações Internas
Validação de caracteres minúsculos nas entradas para o campo lote.
Nas janelas “Movimentação Interna” e “Documento de Entrada”, os campos relacionados com Lote estavam aceitando salvar com caracteres minúsculos através do recurso se “Cópia e Colar”. Com isso geravam inconsistências dentro dos dados no sistema.
O objetivo dessa correção era eliminar a possibilidade de gravar dados inconsistentes nestes campos, para isso um tratamento de validação, após digitação e no momento de salvar os mesmos, o sistema verificará se essa ocorrência existe e então apresentará uma mensagem apropriada para corrigir o lote. - ERP-44677
Conferência de Doctos de Entrada
Alteração no título dos campos na chamada do relatório.
O título dos campos "Ordem" e "Filtro" foram alterados para "Efetivação" e "Filtro", visto estarem incorretos de acordo com a função executada. Foi incluído um novo campo em tela para Ordenação do relatório, onde é possível ordenar os dados pelo Controle de entrada ou Não, nesse caso a data de entrada será usada para ordenação.
- ERP-51606
Saldos de Estoque
Ao emitir o relatório de saldos de estoque, filtrando um único produto, o relatório poderia apresentar informações de outros produtos. Isso ocorreria devido a concorrência entre os usuários na geração do relatório.
Esta situação foi tratada de forma a permitir que diversos usuários gerem o relatório ao mesmo tempo. - ERP-52928
Inventário
Processo de Inventário - Definição de Casas Decimais
1. Para o processo de inventário o sistema passa a utilizar a definição das casas decimais informadas na unidade de medida do produto.
Ao realizar a contagem ou efetivação do inventário o sistema irá utilizar e limitar as quantidade de acordo com o definido no Cadastro de Unidades de Medida.
2. Importante
a. Por padrão todas as unidades de medida são configuradas com 4 casas decimais. A empresa deve realizar a manutenção no cadastro de unidades de medida de acordo com a necessidade.
O limite máximo de casas decimais disponível no sistema é de 6.
b. A utilização da informação do número de casas decimais é específico na tela de inventário padrão e por peso, não se aplica a outras telas ou módulos do sistema.
c. Uma vez definido o número de casas decimais e realizada as contagens de inventário não se deve alterá-la para menos, visto que o sistema poderá arredondar as quantidades de inventário em uma segunda contagem ou até mesmo na efetivação do inventário, podendo gerar quantidades divergentes na efetivação do inventário. - ERP-34589
Documento de Entrada
Documento de Entrada: Nota Fiscal de Importação
Para as NF de importação foram adicionadas algumas validações, que são elas:
1. Validação quando da inserção de intervenção no documento, não conseguir voltar para sem intervenção, ao marcar a opção intervenção o sistema apresentará uma mensagem apropriada informando que não será mais possível retornar para sem intervenção.
2. Adicionado os campos quantidade de base para PIS e COFINS na janela dos itens.
3. Validação nos campos de modalidade quando for preenchido "01", o sistema bloqueará o preenchimento dos campos "Vl Pauta (UN)" e "Quantidade BC", caso contrario os campos bloqueados são "Valor BC" e "Alíquota".
4. Ao salvar o produto o sistema verificará a modalidade para realizar o calculo da base pela alíquota (preenchimento dos campos no item 2), se possuir uma diferença maior de 05 centavos o sistema apresentará uma mensagem, e não permitirá salvar enquanto estiver incorreto os valores.
Obs.: Essa validação será apenas quando for NF de Importação e possuir intervenção. - ERP-51367
Documento de Entrada
Implementado controle de acesso simultâneo a fim de evitar problemas de concorrência (dois ou mais usuário alterando o mesmo documento), nos seguintes pontos:
- Efetivação / Desefetivação do Estoque
- Efetivação / Desefetivação Documento de entrada
- ERP-51544
Produtos
Complementos 1 no Cadastro de Produtos não salva data e hora de alteração.
Adicionada, ao alterar um cadastro de um produto, no Complementos 1, a data e hora que foi realizada a alteração, pois neste ponto esta informação não estava sendo gravada. - ERP-52366
Produtos
Transferência automática itens vencidos/ a vencer
Ao executar o Ti9 existe a rotina automática de transferência de produtos vencidos, para um almoxarifado de destino parametrizado no estoque.
Implementado para efetuar a movimentação dos saldos por endereço no WMS, quando ocorrer essas transferências de produtos vencidos. Os itens são transferidos de almoxarifado, mantendo o mesmo código de endereço.
- ERP-48267
Documento de Entrada
Documento de Entrada: Importação dos itens por XML.
Ao importar os itens por XML, foram adicionados os campos, série, número, item e almoxarifado do documento de origem, assim como o lote do fornecedor.
Para o campo numero de origem, o sistema buscará as informações vinculada as informações adicionais do produto, para os demais campos de origem o sistema buscará essas informações através da TAG NF referenciada com o numero do documento encontrado no numero de origem, onde será realizada uma pesquisa no sistema pela chave da NF de saída, numero do documento e código do produto. Ao encontrar o documento, o sistema lançará as informações de origem.
No campo lote do fornecedor o sistema preencherá com o valor de rastro número do lote.
IMPORTANTE: O XML não possui a informação "almoxarifado". Então, para que essa informação seja preenchida, o sistema lançará com base da NF referenciada (que será pesquisado no sistema), porém a NF no Ti9 pode conter vários lançamentos do mesmo produto (diferenciando por almoxarifado e lote), logo o sistema não tem como diferenciar o almoxarifado, desta forma, o processo sempre lançará as informações com o primeiro almoxarifado encontrado na NF.
Financeiro
- ERP-43599
Consulta Contas a Receber
Ao solicitar a consulta a ultima linha do relatório não esta sendo exibida na tela. Para correção, os controle de formulário, no Design, serão ajustados de modo que a grade de dados fique totalmente visível e manuseável. - ERP-30019
Consulta Contas a Pagar
Seleção múltipla no campo de fornecedores.
Realizada melhoria no campo de fornecedor para que o mesmo aceite seleção múltipla de fornecedores (F3). Desta maneira foi necessário alterar a estrutura dos campos da tela, alem de alterar o relatório gerado através do botão "Imprimir".
Caso nenhum fornecedor for selecionado, serão considerado todos os fornecedores.
Foi adicionada a coluna "Fornecedores" no relatório na tela e adicionado totalizador por grupo de fornecedores no relatório ao visualizar.
Compras
- ERP-51450
Aprovação Pedidos de Compras
Pedido de Compras Internacional: Ajuste na atualização da data do cálculo e taxa da moeda na efetivação
Correção na atualização de informação quando realizada a reabertura do pedido de compras e realizada a mudança do valor de moeda, ao efetivar o pedido, a validação de recuperar a alçada inicial estava considerando o valor da taxa da moeda desatualizado. - ERP-29280
Análise Solic. x Cot. x Ped.
Solicitações x Cotações x Perdido de Compras: Adicionar campos “Status do Pedido” e “Status de Encerramento do Item”
Inserido na janela de consulta "Solicitações x Cotações x Perdido de Compras" a coluna "Status do Pedido" que foi disponibilizado ao lado da coluna "Número do Pedido", e inserido o "Status de Encerramento do Item" disponibilizando ao lado do "Valor item Pedido". - ERP-51481
Pedido de Compra
Pedido de Compras Internacional: Validação sobre a taxa da moeda
Ao salvar um pedido de compras internacional, o sistema validará a moeda informada. (Campo moeda após o campo mercadoria), e buscará a taxa da moeda pela data corrente.
Quando a taxa da moeda for DIFERENTE de zero, o sistema apresentará a mensagem: "Moeda XXX - Taxa: R$ XX,XX - Valor Convertido: R$ XX,XX", com uma pergunta, é necessário a confirmação para prosseguir com a efetivação.
Quando a taxa da moeda for IGUAL a zero, o sistema apresentará a mensagem: "O pedido não pode ser Efetivado. Verifique o valor da Moeda na data da efetivação."
Neste momento será apresentado uma mensagem informando o bloqueará o processo de efetivação para ser realizado a correção.
Obs.: A validação será realizada na efetivação do Pedido de Compras.
Faturamento
- ERP-52731
Nota Fiscal Eletrônica v4.0
NFe: Ajuste do Danfe canhoto inferior
Alterada a exibição do Danfe canhoto inferior, visto que em alguns casos estava sendo suprimida as informações adicionais da NF. - ERP-53096
Nota Fiscal Eletrônica v4.0
NF-e: Carta de Correção
Ao recuperar a NF para transmissão da carta de correção o sistema está removendo erroneamente o tipo emissão o atual que a NF foi transmitida, o correto é remover o envio do tipo de emissão de Formulário de Segurança.
Como correção será alterado o sistema para apresentar a informação corretamente.
- ERP-31030
Relatórios Faturamento
Relatórios: Alteração no processamento de relatório padrão que foram modificados
Ao personalizar os relatórios padrão do sistema removendo informações dos sub relatórios, poderia ocorrer falha em sua exibição. Isso ocorria devido o sistema necessitar das informações dos sub relatórios, para corrigir esta situação foi alterado de forma a permitir até mesmo a remoção de sub relatórios. - ERP-43435
Vendas/Outras Saídas
Implementar o campo Meio de Pagamento na função gerar copia do pedido de venda.
Será criado a opção de Meio de Pagamento, para ficar disponível na Tela "Cópia do Pedido de Vendas", assim se for também selecionada a opção, os dados dos meios de Pagamentos registrados para o documento atual serão copiados para o novo documento. - ERP-45897
Cancelamento de Notas Fiscais
Cancelamento NF Entrada/Saída: Validação prazo de cancelamento à Sefaz
Adicionado campo no cadastro de municípios para informar as "Horas do Prazo de Cancelamento da NF na SEFAZ", visto a peculiaridade de cada unidade de federação.
A Sefaz permite o envio do cancelamento de uma NF somente dentro do prazo estipulado de cada UF após a transmissão e aceita da mesma, pensando neste caso, foi adicionada uma validação quanto as NFs transmitidas a Sefaz pelo sistema, caso possua a transmissão no sistema, será verificada a data hora de transmissão, e apresentará uma mensagem alertando o cancelamento fora do prazo estipulado no cadastro do município em relação as horas informadas após sua transmissão, e no transmissor do cancelamento da NF será bloqueado o cancelamento.
Como a Sefaz possui algumas exceções no cancelamento, como, por exemplo, em alguns estados, e também alguns tipos de NF; foi criado no plano de senhas (na aba Transmissor Eletrônico) uma permissão para controlar quem pode cancelar a NF fora do prazo da SEFAZ, nome do parâmetro “Permite Cancelamento fora do Prazo de Expiração da Sefaz”, mesmo com a permissão de cancelamento fora do prazo o sistema apresentará uma mensagem apropriada alertando se deseja continuar com o cancelamento.
Observação:
- O bloqueio é apenas no transmissor do cancelamento para a Sefaz. O cancelamento do documento será apresentado apenas um alerta ao usuário.
- O sistema não realizará validação de alerta e bloqueio se o parâmetro "Horas do Prazo de Cancelamento da NF na SEFAZ" estiver zerado.
- ERP-49891
Nota Fiscal Eletrônica v4.0
NF-e: Nota Técnica 2018.005 Alteração da versão 1.20
Nota Técnica 2018.005 que trouxe as seguintes alterações para NFe, :
1. Grupo N foi adicionado o campo no ICMS com CST 60 e para Grupo de Simples Nacional (CRT=1) e CSON 500.
2. Grupo F. Identificação do Local de Retirada
Grupo G. Identificação do Local de Entrega
Criados novos campos para complementação das informações de identificação do estabelecimento e do endereço do local de entrega:
- Razão Social ou Nome do Expedidor
- CEP
- Código do País
- Nome do País
- Telefone
- Endereço de e-mail do Expedidor
- Inscrição Estadual do Estabelecimento Expedidor
E passaram a ser obrigatórias as Informações do CNPJ ou CPF para o local de Entrega e Retirada.
No DANFE foram criadas seções específicas para as informações dos Locais de Entrega e Retirada, que serão exibidas sempre que constarem essas informações preenchidas no Pedido de Vendas.
Não mais serão informados em dados adicionais da NFe.
3. No Grupo K. Detalhamento Específico de Medicamento e de matérias-primas farmacêuticas*, foi criado o campo *Motivo da isenção da ANVISA*.
em "Cadastro do produto" > "Complementos" > "Medicamentos".
O Código de Produto da ANVISA que se encontrar nessa situação, deverá ser preenchido com o literal “ISENTO”, no caso de medicamento isento de registro na ANVISA.
O Motivo da isenção da ANVISA informar o número da decisão que o isenta, como por exemplo o número da Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA (RDC).
4. A informação do Grupo ZD. Informações do Responsável Técnico, foi preenchida com os dados fixos da empresa Ti9. - ERP-51543
Nota Fiscal Eletrônica de Serviço
NFS-e: Município de Paulínia
Foi liberada a utilização do código do CNAE e tipo de tributação cadastrado no Serviço, visto que, pode haver códigos de tributação para serviços diferentes.
Identificamos que a natureza de operação fora do município não é utilizado, então quando o cliente for de outro município e o tipo de tributação foi tributado o transmissor da NF de Serviço da cidade Paulinha preencherá como tributado dentro do município.
Observações:
- É necessário rever o preenchimento do tipo de tributação, assim como o código de tributação em "Cadastro Empresas > NFSe > Tributos CNAE por Municípios";
- Após deve preencher o CNAE "Cadastro de Produtos > Tributação Municipal/Nova Estrutura";
- Assim como o Código do serviço na prefeitura, através do cadastro "Cadastro de Produtos > Complementos/Complementos 2";
- ERP-51732
Efetivação Pedido de Vendas em Lote
Melhorias Processo de Locação.
Criado processo de reajuste dos contratos de locação.
Para mais informações consulte o manual: Melhorias Processo de Locação
WMS
- ERP-39483
Transferências de Endereço
Transferência de Endereço do WMS
Realizada melhorias na tela de transferência de endereço do WMS de formar a facilitar a busca e efetivação das transferências de endereços do WMS.
Para maiores informações consulte o manual: Melhorias janelas de transferência de endereço
Vendas
- ERP-42472
Companhias & Pessoas
Companhias & Pessoas: Remoção de campo não utilizado
Removido o campo "Identificação quanto ao IPI", visto a não utilização deste no sistema.
Qualidade
- ERP-42894
Controle de Qualidade
Controle de Qualidade: Quantidade utilizada de amostras para análise do controle de qualidade.
Criada nova funcionalidade para especificar a quantidade de amostrar utilizada na liberação / efetivação do processo.
Para mais informações vide manual: Quantidade de Análise no Controle da Qualidade - ERP-50615
Controle de Qualidade
Controle de Qualidade: Quantidade utilizada de amostras para análise do controle de qualidade.
Criada nova funcionalidade para especificar a quantidade de amostrar utilizada na liberação / efetivação do processo.
Para mais informações vide manual: Quantidade de Análise no Controle da Qualidade - ERP-51192
Controle de Qualidade
Implementado no Controle de Qualidade a movimentação dos saldos por endereço no WMS.
Ao efetivar o laudo da qualidade será feito a movimentação dos saldos por endereço no WMS, na transferência (Laudo Aprovado ou Rejeitado) e também na quantidade utilizada na análise do CQ.
Para que a transferência de endereços ocorra, é necessário que o produto esteja marcado com <SIM>51732 na flag "Controle de Endereçamento".
Contabilidade
- ERP-44321
Evolução Mensal do Ativo/Passivo
O Relatório "Evolução Mensal do Ativo/Passivo" e "Evolução Mensal do Resultado" estava truncado a exibição dos números. Para corrigir esta situação foi ajustada a fonte e a posição dos campos de forma a apresentar os valores corretamente.
Obs.: O arquivo do relatório é o mesmo para ambos , exceto para o relatório "Evolução Mensal do Resultado" quando emitido por centro de custo. (Este não teve alteração). - ERP-45346
Processar Folha de Pagamento
Conferência na Contabilização da Folha de Pagamento: Exibição indevida de mensagem de conta não informada
Alterada validação da situação no qual o relatório de conferência da contabilização da folha de pagamento exibia mensagem indevida de conta não informada, por problema na mascará definida. Como alteração foi removida a mascará e realizada a validação do valor informado sem mascara.
Outros
- ERP-49126
Plano de Senhas
Plano de Senhas: Inserir funcionalidade para importar permissões de um usuário para outro.
Criada opção de Importar Permissões, que tem como funcionalidade copiar as permissões de um usuário para outro.
Ambos deverão ser usuários já cadastrados, para novos usuários a opção Clonar é a que deverá ser utilizada.
Premissas para Importação de permissão:
a) Somente será possível importar permissões de usuários já cadastrados;
b) Serão importados todas as permissões (somente da janela de permissões);
c) Os usuários (origem e destino) não poderão pertencer a nenhum grupo;
d) Não será possível importar permissões de um Grupo para um Usuário;
e) Somente poderá ser feita uma importação por vez, não haverá possibilidade de seleção para vários usuários.
f) Não será possível importar permissões de um "Grupo" para outro "Grupo".
Para mais informações de utilização vide manual: Importar permissões de um usuário existente para outro - ERP-51876
Plano de Senhas
Informação de Grupo quando desvincula usuário do Grupo Único.
Se o usuário era vinculado ao "Grupo Único" e este vínculo era removido, as informações da aba "Grupos" permaneciam, fazendo com que uma mensagem de alerta era exibida ao manipular as permissões deste usuário que fazia parte do "Grupo Único".
Ajustes foram realizados corrigindo este ponto.
Além disso, o nome da aba "Grupos" foi alterado para "Grupos Múltiplos", uma vez que, diferentemente do "Grupo Único", esta aba permite várias combinações de grupos por módulo para aquele usuário.
Controle de Importação
- ERP-52440
Processos de Importação
Processo de importação: Fechamento do C/C do despachante.
No processo de importação em fechamento do C/C do despachante, inserido validação para considerar apenas duas casas decimais no cálculo que gera o lançamento no ‘contas a pagar’.
Quando o saldo fosse zero, estava gerando dízima, devido a falta dessa validação sobre a quantidade de casas decimais. - ERP-52242
Análise Processo de Importação em: Controle de Importação
Disponível no Módulo de Importação, Tela para Análise de Importação.
Funcionalidades:
Poderá efetuar os filtros: Processos - Detalhes do Processo e Financeiro.
Período por: Abertura - Embarque - Chegada - Registro
Totalizadores do Processos
Criação de template
Abertura do processo para edição
Exportar consulta.
Inserido em processo de Importação, o botão Vincular NF Comercial Importadora.
É possível vincular o numero da NF da importadora, visto que a NF principal do processo não será gerada.
Ao efetuar o vínculo da nota o sistema irá fazer a baixa do(s) pedidos de compras do processo.
Maiores detalhes vide manual de Importação por Conta e Ordem: Importação por Conta e Ordem - Vincular Nota Fiscal
Específicos
Vendas
- ERP-51951
Tabela Preço Cliente x Produto
Janela de lista de preços não exibe código de produto do cliente(importados).
Revisada rotina responsável por recuperar as informações do código do produto no cliente durante a importação das tabelas de preços. Também foi implementado um script de atualização para inserir as informações nas tabelas já existentes no sistema.
Pontos adicionais:
- Para os produtos não LIBERADOS, será permitido inserir o código do mesmo manualmente na janela de tabela de preço, porém o mesmo ainda não aparecerá na consulta F3.
- Melhoria na mensagem "Produto não relacionado com o cliente. Por Favor, verifique o cadastro e tente novamente" para "Produto não relacionado com o cliente. Verifique no cadastro se este está ativo e tente novamente.".
Integração
- ERP-52387
EDI Importação Arquivo Applied Solutions
Adicionada barra de progresso para que seja possível o usuário acompanhar a evolução da importação do arquivo.