Aprimorar a funcionalidade de atendimento automático das requisições executado pelo botão "Reservar Requisições" do vale de produção, fazendo com que este reserve/atenda os itens das requisições utilizando o lote produzido nas ordens de produção anteriores, ou seja, respeitando a sequência do processo de produção elaborado pela "Central de Planejamento e Necessidade de Produção".
A partir da "Central de Planejamento e Necessidade de Produção" existe a funcionalidade onde cria-se "sub ordens" para os produtos necessários.
Exemplo:
113281
113281.1
113281.2
113281.3
113281.4
Da mesma forma como a criação das OP's "em nível", existe a rotina de atendimento respeitando os lotes "em nível", sendo possível executá-la através do botão "Reservar Requisições".
Exemplo:
Lançando o vale da ordem 113281.3, ao clicar no botão o sistema libera/atende a requisição usando o lote produzido pela ordem anterior, 113281.4.
Para utilizar a funcionalidade, em "Parâmetros do Custo", ative os parâmetros: "Exige Lote Padrão na Ordem de Produção" (pré-condição para esta funcionalidade) e "Reservar Requisições: Liberação/atendimento de requisições usando lotes em níveis".
Se tentar ativar "Reservar Requisições: Liberação/atendimento de requisições usando lotes em níveis" sem ativar primeiro o parâmetro "Exige Lote Padrão na Ordem de Produção", os sistema exibirá uma mensagem de alerta e não permitirá prosseguir.
Da mesma forma, ao tentar desmarcar o parâmetro 1, se o parâmetro 2 estiver ativo, o sistema alertará que fazer isso também desativará o parâmetro 2, e se deseja continuar ou não;
A definição do lote ficará sempre na ordem. O vale já fica com o campo do lote bloqueado e preenchido, no formato correto, quando do apontamento da "sub ordem".
Na ordem inicial da sequência, na maioria das vezes o usuário lançará a requisição de materiais e a atenderá manualmente, mas nem sempre, sendo que ele pode também utilizar o botão "Reservar Requisições" por conveniência, fazendo a liberação automaticamente. Neste caso o sistema detecta que trata-se da primeira ordem dos níveis, então o material será recuperado de um lote usando FIFO/FEFO normal.
Caso o parâmetro "Reservar Requisições: Liberação/atendimento de requisições usando lotes em níveis" esteja ativo, no exemplo dado aqui, a partir da próxima, que seria 113281.3, o processo recupera o material necessário daquele lote que foi lançado no anterior, no caso, o lote criado pelo vale anterior é 113281.4, e assim sucessivamente.
113281.4 gerou saldo de material para
113281.3 que gerou saldo para
113281.2
etc
Veja nas ilustrações:
Se o parâmetro "Reservar Requisições: Liberação/atendimento de requisições usando lotes em níveis" estiver inativo, o botão "Reservar Requisições" continua com a funcionalidade padrão, tentando realizar o atendimento para a requisição utilizando FIFO/FEFO.
Observações:
- O parâmetro em "Custos Industriais > Parâmetros do Custos > guia Param. Gerais 2" chamado "Atender apenas subprodutos - Tipo 8" tem efeito sobre esta funcionalidade uma vez que determina que apenas subprodutos podem ser atendidos e baixados quando do processo automático executado pelo botão "Reservar Requisições".
- O parâmetro do custo "Formação do lote com base no grupo de estoque" pode formatar o código do lote na ordem de produção colocando até mesmo o dígito do ano corrente no final, dependendo da configuração utilizada no grupo de estoque de último nível do produto. Exemplo: 113281.419
Isto não influencia esta funcionalidade, porque o lote, seja ele o formato que for, será recuperado quando pesquisada a ordem pelos níveis.