OBJETIVO

Novo sistema para transmissão do e-Social / Reinf rodando via browser.

UTILIZAÇÃO

(aviso)IMPORTATNTE:

O sistema foi homologado para as versões: 

- Browser: Google Chrome 74 / Mozila Firefox 64 
- Apache Tomcat 8.5.30 
- Java JDK 1.8

Launcher

Para utilizar do transmissor do e-Social/Reinf pelo Ti9, utilize a opção "e-Social" em seu Launcher após realizar a autenticação do usuário e senha, conforme ilustrada na Figura 1.
Após realizar a solicitação de acesso ao sistema e-Social, será apresentada uma janela para selecionar o grupo da empresa que deseja ser acessado, a janela de seleção do grupo foi alterada ganhando a opção de filtro de pesquisa, conforme ilustrada na Figura 2, selecionando opção [OK].

A opção [Atualizar] será utilizada caso o usuário não possua permissão de acesso, e solicite para o responsável adicionar a permissão; o usuário precisará atualizar as informações para buscar os grupos com permissão, então utilizará o botão atualizar.;

 

Figura 1 - Launcher, opção e-Social

Figura 2 - Launcher, grupo empresa a ser ativa


Central de Configuração

Devido a necessidade do usuário possuir permissão para transmissão dos eventos do e-Social ou Reinf, foi adicionado por usuário na "Central de Configuração", aba "Transmissor Eletrônico" a permissão para transmitir o Reinf e/ou e-Social, conforme ilustra figura 3.

Figura 4 - Permissão de emissão do e-Social/Reinf

 

Transmissor do e-Social/Reinf

O sistema transmissor para envio das informações de todas as obrigações trabalhistas cadastradas e processadas no sistema Ti9 para o órgão responsável via e-Social / Reinf será aberto, o layout está ilustrado da figura 4.
A apresentação das funcionalidades do sistema transmissor do e-Social / Reinf se encontra na Figura 
5 e seguintes.

OBS: Para visualizar o print em tamanho aumentado, seleciona a tela e gire o botão central do mouse.

Figura 4 - Layout do transmissor e-Social com visualização das opções de Status.

Figura 5 - Transmissor e-Social, informações.


Configuração e-Social/Reinf

Para utilizar o  transmissor do e-Social, deverá realizar primeiramente o preenchimento das configurações do transmissor, através do botão de ação "Configurações", os campos de obrigatoriedade para realizar a transmissão com sucesso são: Ambiente, URL Web Server, Certificado e Senha Certificado, conforme apresenta na Figura 6.

Essa configuração deverá ser feita com o auxílio do administrador do servidor da sua empresa, e o certificado deverá estar instalado no servidor.

Figura 6 - Configuração e-Social/Reinf


Os usuários com e-mail cadastrados na opção "E-mail", receberão uma mensagem através do e-mail informando se a transmissão ocorreu com sucesso ou se houve rejeição/erro no processamento, conforme figura 7 abaixo:

Nas informações que serão encaminhadas via e-mail quanto ao processamento dos arquivos/tabelas enviadas, contará o nº do protocolo de envio, que é gerado pelo e-Social/Reinf para controle da empresa.

Figura 7 - Configuração de E-mail

 

Finalizada a configuração, o transmissor do e-Social/Reinf estará apto a gerar os arquivos XML dos eventos e transmiti-los para a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Consulta dos Eventos Válidos

Disponibilizada a consulta dos eventos transmitidos e validos no órgão recebedor através do botão Consultar, conforme apresentado da figura 8.

Figura 8 - Consulta e-Social/Reinf

 

 

Observações: 

No sistema e-Social/Reinf, existem algumas validações obrigatórias dos eventos a serem feitas antes de realizar a geração do arquivo XML (arquivo esse responsável pela comunicação com a Sefaz) e envio.

Nessa primeira etapa na qual será alimentado o sistema do governo e-Social/Reinf com os dados da empresa e do sistema, as tabelas deverão ser encaminhadas uma-a-uma, sempre aguardando o retorno positivo do envio de uma tabela para somente depois enviar a seguinte. Em outras palavras, o e-Social/Reinf controla a precedência do recebimento dos eventos por empregador e por empregado, de acordo com as regras estabelecidas pelo leiaute, com o objetivo de garantir a integridade dos dados.




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