Aumentar a prevenção de erros de apontamento, onde pode ser estabelecido um percentual de tolerância de apontamento para o produto e solicitação de permissão de usuário qualificado caso o apontamento ultrapasse esta tolerância.
Para utilizar a funcionalidade, em "Parâmetros do Custo", ative o parâmetro: "Bloqueia Apontamentos Acima da Tolerância":
Figura 2: Parâmetros do Custo.
Em Cadastro de Produtos > Complementos > Produção, determine o percentual de tolerância de apontamento para o produto em questão, utilizando o campo "% de Tolerância no Apontamento".
Figura 3: Cadastro de Produtos.
Agora é necessário que um usuário possua permissão para liberar os apontamentos que ultrapassarem a tolerância estabelecida. Para atribuir esta permissão, acesse o Plano de Senhas > Propriedades (do usuário) > Aba "Produção": "Realiza/libera apontamento acima da tolerância".
Figura 4: Plano de Senhas.
Se ativado o parâmetro do custo e caso seja ultrapassada a tolerância no momento do apontamento, serão requisitados: justificativa e usuário e senha de operador que tenha permissão para realizar apontamento além da tolerância.
Exemplo:
Veja nas ilustrações.
Criamos nova ordem de produção para o produto configurado acima. Neste caso, vamos planejar 100 unidades. Considerando o percentual de tolerância da composição, de 10%, temos então um total planejado de 110 unidades:
Figura 5: Ordem de Produção.
Considerando mais o Percentual de Tolerância no Apontamento (10%), podemos apontar até 121 unidades, mas neste exemplo vamos apontar 130 peças. Então vamos criar também uma Requisição de Materiais ADICIONAL, visto que precisamos de mais 20 unidades de material:
Figura 6: Requisição de Materiais Adicional.
Agora vamos apontar no vale de produção, ultrapassando então a tolerância permitida:
Figura 7: Vale de Produção: apontamento além da tolerância.
Figura 8: Vale de Produção: Alerta do sistema.
Figura 9: Vale de Produção: Necessária autenticação de um usuário que possua a permissão para liberar o apontamento.
Figura 9: Motivo do apontamento acima da tolerância.
Finalmente, com a liberação por parte do usuário qualificado, temos o vale de produção salvo:
Figura 10: Vale de Produção salvo e apontamento realizado.
IMPORTANTE: