Otimizar o processo de gestão e liberação das demandas para faturamento, bem como tornar mais prática a manutenção destes processos.
Para que a janela "Liberação Itens para Faturamento" exiba os dados na pesquisa, é necessário que:
O cliente possua as informações de Planta (fábrica e local de entrega) conforme os dados informados na pesquisa:
Figura 1 - Informações de Plantas
O produto da demanda em questão deve estar relacionado ao cliente informado na pesquisa:
Figura 2 - Relacionamento do Produto da Demanda
Está disponível uma aba na janela de plano de senhas chamada "Op. Pré Nota", nesta ficam as operações de 70 a 78. O usuário deve estar vinculado à Operação relativa à demanda. Caso nenhuma demanda tenha sido selecionada, o sistema irá considerar como se todas as operações tivessem sido selecionadas. Exemplo: Demanda com Operação 7001:
Figura 3 - Cadastro de Operações
O campo "Data de Programação" deve ser habilitado no cadastro das operações "Figura 4". Nas operações, haverá a opção de habilitar este campo no cabeçalho do pedido de vendas "Figura 5" ou no item do pedido de vendas "Figura 6".
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Campo "Moeda" disponível na janela de "Parametrização do Pedido do Cliente - EDI", por padrão esse campo já vem com a moeda "REAL" carregada.
Figura 7 - janela de Parametrização do Pedido EDI
Na janela "Cadastro de Unidades", existe o campo "Numero de Casas Decimais". O sistema deverá validar essas casas decimais na inclusão de nova demanda na janela de planejamento do faturamento e inclusão de pedidos de vendas, tanto na importação de arquivo EDI automático (já contemplado no integrador), importação de arquivo EDI manual e inclusão de demanda manual. Esse campo aceita valores de 0 a 4.
Figura 8 - Número de Casas Decimais
Para acessar a janela de "Liberação Itens para Faturamento", acesse o módulo de "Faturamento > Movimentos > Liberação Itens para Faturamento".
Nesta janela serão inseridas as demandas para o planejamento do faturamento, estas poderão ser inseridas de três formas:
Botões existentes:
Figura 9 - Botões
Figura 10 - Mensagem de divergência no estoque.
Figura 10 - Janela de Inserção de nova necessidade
Figura 11 - Janela de Importação EDI
Caso haja a necessidade, o usuário pode realizar o atendimento manual, ao clicar na linha do item e pressionar a tecla <F3>, o sistema exibirá a tela de endereçamento do WMS, possibilitando que o usuário faça a alocação das quantidades e endereços que desejar. Neste momento o sistema reservará o saldo de estoque alocado nos itens tanto no almoxarifado informado no item quando na localização do WMS. Este campo só será liberado a digitação caso os campos "Cliente", "Fábrica" e "Local de Entrega" estejam preenchidos. Lembrando que poderá ter uma planta com fábrica e local de entrega em branco para o cliente.
O layout das janelas são divididos nas seguintes partes: "Filtros do Planejamento", "Ao Liberar o Planejamento" e "Planejamento".
Na parte de "Filtros do Planejamento" ficam os critérios para se listar as demandas.
Campos existentes:
Importante: Para a pesquisa o sistema considera exatamente o que foi especificado pelo usuário, exemplo: caso o cliente possua Fabrica/Local de Entrega, porem esses campos não forem especificados, o retorno da pesquisa virá em branco. Caso ele queira fazer a pesquisa para aquele cliente ele deve definir a Fabrica/Local de Entrega.
Caso a intenção seja pesquisar todas as demandas, ele deve deixar o campo de Cliente, Fabrica e Local de Entrega em branco.
Caso ambos os campos estejam vazios, o sistema trará todas as demandas até o dia atual, ou até a data de corte caso a mesma tenha sido preenchida.
Figura 12 - Filtros do Planejamento
Na parte "Ao Liberar o Planejamento" ficam informações que precisam ser preenchidas para efetivar a liberação do item para faturamento (botão "Liberar para BS").
Campos existentes:
Figura 13 - Ao Liberar o Planejamento.
Ainda nessa parte, existe uma legenda referente a origem da demanda "Figura 14".
A - Automático, quando a origem da demanda vem através do botão "Atender automaticamente"
M - Manual, quando a origem da demanda vem do botão "Adicionar necessidade".
I - Integração EDI ("Importar EDI"), quando a demanda vem do botão "Importar EDI".
Figura 14 - Origem da Demanda
Na parte "Planejamento", serão exibidas as demandas, inseridas ou importadas, de acordo com os filtros e com o tipo de agrupamento definido pelo usuário.
Figura 15 - Tabela de demandas
Caso o usuário queria realizar o endereçamento de forma manual, basta ele selecionar uma demanda e apertar a tecla F3, será aberta a tela "Seleção de Endereços", "Figura 16". Nessa tela o usuário deve apertar a tela F3 novamente, a tela "Alocação de Saldo", "Figura 17". Nessa tela a coluna "Qtde Atendida" pode ser editada de acordo com as necessidades, essa tela só confirmará a reserva de saldo quando o botão "Confirmar" for pressionado.
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Acima da tabela, existe um ícone de ajuda, que abre uma janela com uma explicação resumida das funções e atalhos da janela.
Figura 18 - Janela de Ajuda
Sobre a coluna "Saldos Estoque Outros Almox":
Esta coluna:
Para acessar a janela de "Boletim de Separação", entrar no módulo de "Faturamento > Movimentos > Boletim de Separação".
Após a liberação do boletim de separação na janela de "Liberação Itens para Faturamento", os itens liberados para faturamento ficarão atrelados à um documento chamado boletim de separação (BS) e deverão ser exibidos nesta janela, onde o setor de expedição poderá avançar os processos e gerar os pedidos para faturamento. As informações de "Número Pallet" podem ser alteradas direto na linha do item, enquanto que as informações de quantidade e endereçamento só podem ser editadas caso a flag "Intervenção" esteja selecionada.
Figura 19 - Janela Boletim de Separação
Os botões dessa janela são:
Figura 20 - Janela de Expedição
Figura 21 - Janela de Emissão de Notas Fiscais
Figura 22 - Launcher TI9
Neste momento será exibida a janela para transmissão das notas fiscais para o Sefaz ("Figura 23"). Nesta será deverá ser preenchido o número do boletim no campo “Boletim de”, o sistema repetirá automaticamente o número digitado no campo “Boletim até”, permitindo que o usuário altere para selecionar um intervalo com mais de um boletim, se necessário. Ao clicar no botão “Filtrar (F5)”, o sistema irá carregar todas as notas fiscais relacionadas aos boletins informados que estão pendentes de envio para o Sefaz.
Figura 23 - Janela de Transmissão da NF-e
Ao iniciar o envio a SEFAZ, o sistema verificará se haverá impressão automática das notas fiscais após confirmação da transmissão "Figura 24".
Figura 24 - Janela de confirmação de impressão
Na janela DANFE também existem os campos de filtro de boletim.
Após ser transmitida as notas fiscais para o SEFAZ, o status do pedido na seção “Detalhes do Faturamento” é alterado para “Faturado”.
Para acessar a janela de "Consulta de Boletins", entrar no modulo de "Faturamento > Movimentos > Consulta de Boletins".
Figura 26 - Janela Consulta de Boletins
Essa janela será responsável em consultar/auxiliar nos andamentos dos processos referentes aos BS.
Campos existentes:
Há ainda a opção "Filtro por Status", essa é divida em 3 partes:
Figura 27 - Filtros da janela de Consulta
Ao clicar no botão "Pesquisar" serão exibidos os boletins conforme os critérios especificados.
O layout desta janela continua como o convencional, porém ao clicar no botão "Alterar", deverá ser exibida a janela de inclusão de demanda com apenas as etapas de fluxo "Pedido" e "Crédito". Todas as demais são desabilitadas e as demais etapas serão avançadas através da janela "Boletim de Separação".
Figura 28 - Janela de Vendas ajustada