OBJETIVO

Otimizar o processo de gestão e liberação das demandas para faturamento, bem como tornar mais prática a manutenção destes processos.

 

 



 

UTILIZAÇÃO

 

 

CONCEITO BASE: CONCEITO DE ITEM


O sistema encara os seguintes campos como conceito base para a determinação do que é um item, para toda a funcionalidade:

 

Então esta "chave composta" é sempre utilizada no sistema para toda esta funcionalidade, para localizar e referenciar os itens, bem como nas alterações de alocação de saldo etc.


 

PARAMETRIZAÇÕES INICIAIS:


Para que a janela "Liberação Itens para Faturamento" exiba os dados na pesquisa, é necessário que:


(aviso) O cliente possua as informações de Planta (fábrica e local de entrega) conforme os dados informados na pesquisa:

Figura 1 - Informações de Plantas

(aviso) O produto da demanda em questão deve estar relacionado ao cliente informado na pesquisa:

Figura 2 - Relacionamento do Produto da Demanda

 

Está disponível uma aba na janela de plano de senhas chamada "Op. Pré Nota", nesta ficam as operações de 70 a 78. O usuário deve estar vinculado à Operação relativa à demanda. Caso nenhuma demanda tenha sido selecionada, o sistema irá considerar como se todas as operações tivessem sido selecionadas. Exemplo: Demanda com Operação 7001:

Figura 3 - Cadastro de Operações


O campo "Data de Programação" deve ser habilitado no cadastro das operações "Figura 4". Nas operações, haverá a opção de habilitar este campo no cabeçalho do pedido de vendas "Figura 5" ou no item do pedido de vendas "Figura 6".

Figura 4 - Cadastro de Operações

Figura 5 - Data de Programação no Cabeçalho

Figura 6 - Data de Programação nos Itens

 

Campo "Moeda" disponível na janela de "Parametrização do Pedido do Cliente - EDI", por padrão esse campo já vem com a moeda "REAL" carregada.

Figura 7 - janela de Parametrização do Pedido EDI

 


Na janela "Cadastro de Unidades", existe o campo "Numero de Casas Decimais"O sistema valida estas casas decimais na inclusão de nova demanda na janela de planejamento do faturamento e inclusão de pedidos de vendas, tanto na importação de arquivo EDI automático (já contemplado no integrador), importação de arquivo EDI manual e inclusão de demanda manual. Esse campo aceita valores de 0 a 4.

Figura 8 - Número de Casas Decimais

 


 

LIBERAÇÃO DE ITENS PARA FATURAMENTO:

 

Para acessar a janela de "Liberação Itens para Faturamento", acesse o módulo de "Faturamento > Movimentos > Liberação Itens para Faturamento".

Nesta janela serão inseridas as demandas para o planejamento do faturamento, estas poderão ser inseridas de três formas:

Botões existentes:

Figura 9 - Botões




Figura 10 - Mensagem de divergência no estoque.


Figura 10 - Janela de Inserção de nova necessidade


Figura 11 - Janela de Importação EDI


 

Caso haja a necessidade, o usuário pode realizar o atendimento manual, ao clicar na linha do item e pressionar a tecla <F3>, o sistema exibirá a tela de endereçamento do WMS, possibilitando que o usuário faça a alocação das quantidades e endereços que desejar. Neste momento o sistema reservará o saldo de estoque alocado nos itens tanto no almoxarifado informado no item quando na localização do WMS. Este campo só será liberado a digitação caso os campos "Cliente", "Fábrica" e "Local de Entrega" estejam preenchidos. Lembrando que poderá ter uma planta com fábrica e local de entrega em branco para o cliente.

O layout das janelas são divididos nas seguintes partes: "Filtros do Planejamento", "Ao Liberar o Planejamento" e "Planejamento".

Na parte de "Filtros do Planejamento" ficam os critérios para se listar as demandas.

Campos existentes:

(aviso) IMPORTANTE: Para a pesquisa o sistema considera exatamente o que foi especificado pelo usuário, exemplo: caso o cliente possua Fabrica/Local de Entrega, porem esses campos não forem especificados, o retorno da pesquisa virá em branco. Caso ele queira fazer a pesquisa para aquele cliente ele deve definir a Fabrica/Local de Entrega.
Caso a intenção seja pesquisar todas as demandas, ele deve deixar o campo de Cliente, Fabrica e Local de Entrega em branco.

Caso ambos os campos estejam vazios, o sistema trará todas as demandas até o dia atual, ou até a data de corte caso a mesma tenha sido preenchida.

Figura 12 - Filtros do Planejamento


Na parte "Ao Liberar o Planejamento" ficam informações que precisam ser preenchidas para efetivar a liberação do item para faturamento (botão "Liberar para BS").

Campos existentes:

Figura 13 - Ao Liberar o Planejamento.


Ainda nessa parte, existe uma legenda referente a origem da demanda "Figura 14".

A - Automático, quando a origem da demanda vem através do botão "Atender automaticamente"

M - Manual, quando a origem da demanda vem do botão "Adicionar necessidade".

I - Integração EDI ("Importar EDI"), quando a demanda vem do botão "Importar EDI".

Figura 14 - Origem da Demanda


Na parte "Planejamento", serão exibidas as demandas, inseridas ou importadas, de acordo com os filtros e com o tipo de agrupamento definido pelo usuário.

Figura 15 - Tabela de demandas

Caso o usuário queria realizar o endereçamento de forma manual, basta ele selecionar uma demanda e pressionar a tecla <F3>, será aberta a tela "Seleção de Endereços", "Figura 16". Nessa tela o usuário poderá pressionar tecla <F3> novamente, então a tela "Alocação de Saldo" será exibida, "Figura 17". Nessa tela a coluna "Qtde Atendida" pode ser editada de acordo com as necessidades.

(aviso) A confirmação da reserva de saldo só ocorrerá quando o botão "Confirmar" da primeira tela for pressionado.

Figura 16 - Tela de Seleção de Endereços

Figura 17 - Tela de Alocação de Saldo

 

 


(informação) Acima da tabela, existe um ícone de ajuda, que abre uma janela com uma explicação resumida das funções e atalhos da janela.

Figura 18 - Janela de Ajuda

 

(informação) Sobre a coluna "Saldos Estoque Outros Almox":

Esta coluna:

 

(aviso) IMPORTANTE:

Em casos onde o arquivo EDI de Demanda (INTSAW) é recepcionado e processado pelo sistema, a linha da carteira pode não ser importada porque pode estar com sua quantidade totalmente contemplada já em Boletim de Separação.
(informação) Isto pode ser notado através dos logs gerados pelo Integrador EDI.

Quando cancelado ou faturado o Boletim de maneira parcial, a quantidade da demanda se tornará novamente igual a quantidade que estava destacada no Boletim.

Exemplo:

 


BOLETIM DE SEPARAÇÃO:

 

Para acessar a janela de "Boletim de Separação", entrar no módulo de "Faturamento > Movimentos > Boletim de Separação".

Após a liberação do boletim de separação na janela de "Liberação Itens para Faturamento", os itens liberados para faturamento ficarão atrelados à um documento chamado boletim de separação (BS) e deverão ser exibidos nesta janela, onde o setor de expedição poderá avançar os processos e gerar os pedidos para faturamento.

As informações de "Número Pallet"* podem ser alteradas direto na linha do item, enquanto que as informações de quantidade e endereçamento só podem ser editadas caso a flag "Intervenção" esteja selecionada.

(informação)*Número Pallet: Lembrando que números de Pallets diferentes entre os itens do Boletim influenciam diretamente na "quebra" dos pedidos gerados quando da efetivação do Boletim.


Após intervenção, será possível pressionar a tecla <F3>* sobre o item desejado para alterar a alocação das quantidades, assim como na janela "Liberação de Itens para Faturamento".

(informação) A cada vez que a tecla <F3> é pressionada sobre o item, o sistema recupera a quantidade Pedida atual do item e a atualiza caso seja necessário.


(aviso) *IMPORTANTE:

Mas atenção! Alterar a alocação das quantidades na janela Boletim de Separação é apenas para casos específicos e extremamente necessários, por exemplo quando houve divergência entre o relatório de separação e o localizado pelo operador nas prateleiras do WMS.

Alterar a alocação dos itens nesta janela executa sempre o FIFO por Data de Programação, portanto isto influencia em toda a realidade das demandas, alterando a visualização dos itens na janela "Liberação de Itens para Faturamento".

Por conceito, entende-se que o Boletim deve sempre respeitar as alocações feitas pelo setor responsável pela liberação. Use com critério este recurso.



Figura 19 - Janela Boletim de Separação

Os botões dessa janela são:

  1. bloqueia a edição do BS;
  2. cria os pedidos de venda (filhos) para o BS;
  3. exibe estes na sessão "Detalhes do Faturamento";
  4. efetiva todos os pedidos atrelados ao BS e
  5. atualiza o status do pedido na seção “Detalhes do Faturamento” para “Efetivado”.

    (aviso) Atenção: Por ser um processo extenso e com bastante necessidade de processamento do computador, este processo pode demorar alguns minutos para finalizar, o que não significa travamento do sistema. Também é um processo que depende de variáveis, como por exemplo, a quantidade máxima de itens por nota definido no cadastro do cliente (quanto menor este limite, maior a quantidade de pedidos necessários).


Figura 20 - Janela de Expedição


Figura 21 - Janela de Emissão de Notas Fiscais


 


Figura 22 - Launcher TI9


Neste momento será exibida a janela para transmissão das notas fiscais para o Sefaz ("Figura 23"). Nesta pode ser preenchido o número do boletim no campo “Boletim de” para fins de filtro, o sistema repetirá automaticamente o número digitado no campo “Boletim até”, permitindo que o usuário altere para selecionar um intervalo com mais de um boletim, se necessário. Ao clicar no botão “Filtrar (F5)”, o sistema carregará todas as notas fiscais relacionadas aos boletins informados que estão pendentes de envio para o Sefaz.


Figura 23 - Janela de Transmissão da NF-e


Ao iniciar o envio à SEFAZ, o sistema verifica se haverá impressão automática das notas fiscais após confirmação da transmissão "Figura 24"

Figura 24 - Janela de confirmação de impressão

 

(informação) Na janela DANFE também existem os campos de filtro de boletim.

 

Após ser transmitida as notas fiscais para o SEFAZ, o status do pedido na seção “Detalhes do Faturamento” é alterado para “Faturado”.



CONSULTA DE BOLETINS:

 

Para acessar a janela de "Consulta de Boletins", entrar no modulo de "Faturamento > Movimentos > Consulta de Boletins".


Figura 26 - Janela Consulta de Boletins


Essa janela será responsável em consultar/auxiliar nos andamentos dos processos referentes aos BS.

 

Campos existentes:

Há ainda a opção "Filtro por Status", essa é divida em 3 partes:

 

Figura 27 - Filtros da janela de Consulta

 

Ao clicar no botão "Pesquisar" serão exibidos os boletins conforme os critérios especificados.

 


CENTRAL DE PROCESSOS COMERCIAIS:

 

O layout desta janela continua como o convencional, porém ao clicar no botão "Alterar", será exibida a janela de inclusão de demanda com apenas as etapas de fluxo "Pedido" e "Crédito". Todas as demais são desabilitadas e as demais etapas serão avançadas através da janela "Boletim de Separação".

 

Figura 28 - Janela de Vendas ajustada