OBJETIVO

Processo para geração de Remessas para Industrialização de forma automática.

PARAMETRIZAÇÃO

1. Parâmetros dos Processos Terceirizados

Disponível em: Custos Industriais -> Auxiliar -> Parâmetros dos Processos Terceirizados

Figura 1 - Tela de Parâmetros 


Nesta tela devem ser informados os parâmetros para geração dos pedidos de vendas de remessa ao fornecedor bem como os parâmetros para geração da solicitação/pedido de compras.

CADASTRO COMPOSIÇÃO OSP

2.1 Requer processo terceirizado

Disponível em: Cadastro de Produtos -> Complementos -> Produção

Para proporcionar a automatização do processo de remessa para industrialização é necessário demarcar no cadastro do produto a opção Requer processo terceirizado conforme demonstrado na figura 2.

Ao demarcar esta opção ao gerar o vale de produção o sistema passa a prover informações para a geração da remessa de industrialização.

Figura 2 - Opção requer processo terceirizado 

 

2.2 Determinação dos Fornecedores e Composição OSP

Disponível em: Cadastro de Produtos -> Fornecedores

Para determinar os fornecedores disponíveis para geração da remessa foi disponibilizado as opções "Processo Terceirizado" conforme demonstrado na figura 3.

Uma vez marcado o fornecedor como "Processo Terceirizado = Sim" o sistema disponibiliza o fornecedor para geração das remessas.

Figura 3 - Composição OSP x Fornecedores

 

2.3 Serviços / Materiais Aplicado

Disponível em: Cadastro de Produtos -> Fornecedores -> Serviços / Materiais Aplicados

Para geração do pedido de compras com os serviços/materiais aplicados na industrialização deve ser preenchido as informações conforme demonstrado na figura 4. Os pedidos serão gerados somente para os serviços que estiverem marcados como "Serviço Ativo = Sim".

Conforme demonstrado na figura 5, é possível estabelecer uma faixa de preço conforme a quantidade da MO/Material aplicado.

Figura 4 - Serviços / Materiais Aplicados


Figura 5 - Faixa de Preço

 

GERAÇÃO DE REMESSA PARA INDUSTRIALIZAÇÃO

2.1 Tela de Geração da Remessa

Disponível em: Produção -> Movimentos -> Geração de Remessas para Industrialização

Figura 6 - Tela de Geração de Remessa

 

O processo de geração das remessas de industrialização é manual, devendo o usuário informar o fornecedor e posteriormente acessar a opção "Remeter Selecionados" para geração do pedido de vendas/remessa.

Os itens demonstrado na grade são provenientes dos Vales de Produção gerados posteriormente a marcação da opção "Requer processo terceirizado". Nesta tela as ordens de produção são dividas em duas partes, a primeira para as ordens de produção que possuem vale de produção e consequentemente podem ser enviadas para a fornecedor industrializar, a segunda é referente as ordens de produção que ainda não possuem vale de produção, demonstrando a quantidade planejada - quantidade produzida, apenas para terem uma prévia já que tais quantidade não podem ser enviadas neste momento.

Nesta tela é possível alterar as informações do fornecedor, finalidade e quantidade (fracionar) através da tecla F3. Para alterar tais informações pressione F3 na linha e a tela de atualização será exibida (conforme demonstrado na figura 7).

Figura 7 - Atualização dos dados da remessa

 

Caso haja somente um fornecedor disponível para o produto, o sistema preenche automaticamente, caso contrário o usuário deverá informar o fornecedor manualmente através desta tela.

2.2 Diagrama do processo de geração da remessa

A geração de pedidos de venda e compra citados ocorrerá conforme diagrama demonstrado na figura 8:

Figura 8 - Diagrama - Geração da Remessa

Importante:

a. Para geração das remessas o sistema agrupa os itens selecionados de acordo com a filial, fornecedor, finalidade, retrabalho. Desta maneira o sistema pode gerar um único pedido com diversos itens no mesmo pedido / nota fiscal. Isto se aplica tanto para o pedido de vendas quanto ao de compras.

b. Os pedidos de vendas e compras são gerados e aprovados (conforme determinação do parâmetros), entretanto, caso o pedido não possa ser aprovado por falta de informações como por exemplo regra tributária, o pedido permanece gerado e deve ser avançado manualmente.

c. Uma vez gerada a remessa não é possível desfazê-la. Mesmo ao excluir o pedido de vendas/compras o sistema não irá apresentar o vale de produção novamente na tela da remessa visto que o mesmo já foi gerado anteriormente. Entretanto caso o Vale de produção seja excluído e relançado a informação volta a ser demonstrada na tela de geração.

2.3 Determinação de retrabalho na Ordem de Produção

Para determinar uma ordem de produção como retrabalho (bem como informar se o retrabalho é por conta do fornecedor) foram adicionados dois novos campos na tela da Ordem de Produção, conforme demonstrado na figura 9.

Figura 9 - Determinação de Retrabalho na OP

 

NOTIFICAÇÃO DE NOVAS REMESSAS

3.1 Notificação

Para receber notificações referente a remessas disponíveis para geração foi disponibilizado no Plano de Senhas do usuário a opção "Receber Notificação de Novas Remessas de Industrialização" conforme demonstrado na figura 10.

Figura 10 - Notificação de Novas Remessas - Definição no usuário

Ao marcar esta opção o usuário passa a receber alertas de itens pendentes. Esta notificação é exibida sempre que o usuário acessa o ti9 e ativa a empresa. Logo após o primeiro acesso o usuário somente receberá as notificações a cada 5 minutos caso haja novos itens após o alerta de notificação anterior. 

Figura 11 - Notificação de Novas Remessas