OBJETIVO

Permitir a importação dos pedidos de vendas utilizando o layout da empresa DI2S. Também permite gerar aviso de embarque para os pedidos que forem faturados.

PARAMETRIZAÇÃO

O funcionamento do Integrador depende das configurações que se seguem abaixo.


Variáveis para EDI

No módulo Faturamento, menu "Cadastros > Cadastros Diversos > Grupo de Variáveis para EDI e Etiquetas", foi adicionado o grupo "DI2S - INTEGRACAO DI2S", conforme demostrado na Figura 1 abaixo.

Figura 1 - Grupo de Variáveis


Para este grupo, adicionamos o campo "CÓDIGO NO CLIENTE" (Figura 2) para posterior preenchimento no Cadastro de Clientes.

Figura 2 - Variável Cod_Dealer

Cadastro de Clientes

Acesse o cadastro do cliente ("Companhias & Pessoas") e clique em "Campos do EDI e Etiquetas" (Figura 3 abaixo) para acessar as variáveis criadas anteriormente. 

Figura 3 - Cadastro de Cliente - Campos do EDI e Etiquetas

 

Inclua o grupo "DI2S" e o campo "COD_DEALER" ("CÓDIGO NO CLIENTE") e preencha a informação referente a este cliente, conforme demonstrado nas Figuras 4 e 5.

Figura 4 - Cadastro de Cliente - Grupo de Variáveis



Figura 5 - Cadastro de Cliente - Código no Cliente (COD_DEALER)


No menu "Parâmetros do Faturamento > Parâmetros Gerais", preencha os campos "Código de Operação Padrão Integração" e "Código de Operação de Exportação Padrão" (exemplo na Figura 6).

Figura 6 - Parâmetros do Faturamento - Operação Padrão na Integração

Cadastro de Produtos

Os produtos específicos que devem ser considerados nesta integração devem ser ativados, conforme Figura 7 e passos descritos abaixo:

1 - Acesse o "Cadastro de Produtos > Campos do EDI e Etiquetas";

2 - Inclua o Grupo "DI2S";

3 - Clique em "Campos" para abrir a janela;

4 - Inclua o Id "INTEGRAR" com o valor S no campo "Integrar (S/N)". 


Figura 7 - Ativação do Produto na Integração

 

O campo "Código do Produto no Cliente" deve ser acessado e preenchido no "Cadastro de Produtos > Código & Pedido do Cliente > Geral", conforme Figura 8 abaixo, para que o item da nota seja correlacionado na integração.

Figura 8 - Código do Produto no Cliente


UTILIZAÇÃO


Após a parametrização acima, o Integrador pode ser acessado pelo módulo Faturamento, menu "Processos > Integrações > EDI Integração de Faturamento DI2S", informando usuário e senha. (veja a Figura 9)
Figura 9 - Menu de Acesso ao Integrador

 

Configurações

A lista "Categorias de Clientes" (cadastrada no ERP, módulo "Financeiro > Cadastros > Tabelas de Configurações > Categoria de Clientes") permite configurar as pastas dos arquivos individualmente para cada categoria – "Case" e "New Holland", podendo configurar outras se necessário. As Figuras 10 a 12 exemplificam a configuração das pastas onde serão armazenados os arquivos utilizados pela integração.

As operações do tipo “80 – NF de Saída” (módulo Faturamento > Cadastros > Tabelas de Configurações > Operações)consideradas para a geração do Aviso de Embarque, são definidas na mesma janela.


Figura 10 - Configurações do Integrador

Figura 11 - Pastas do Integrador

 

* As pastas ARQUIVADOS e LIDOS serão criadas automaticamente para armazenar os arquivos de pedidos, conforme a ação executada pelo usuário.

Figura 12 - Integrador - Pastas dos Pedidos

 

Importação de Pedidos

Figura 13 (abaixo) demonstra a seleção de arquivos encontrados para "Importação de Pedidos".
Os arquivos processados com sucesso serão movidos para a pasta LIDOS (Figura 12 acima)Já os arquivos que gerarem alguma observação* que impeça a importação dos pedidos, podem ser movidos pelo usuário para a pasta ARQUIVADOS, por selecioná-los e clicar no botão "Arquivar"**.
Para localizar e gerar os arquivos organizados por Categoria de Cliente, é necessário selecionar a categoria previamente configurada na janela Configurações (Figura 10).

* Se não conseguir importar um pedido, as observações serão gravadas na tabela "log_integracao_det" do banco de dados. Os arquivos importados com sucesso serão gravados com o "error_id" = 0  ("Integração realizada com sucesso").
** Caso os arquivos não possuam uma extensão, será adicionada a extensão ".txt" ao mover os arquivos para as pastas "LIDOS" ou "ARQUIVADOS".
Figura 13 - Integrador - Importação de Pedidos

As informações que não são recebidas no arquivo e necessitam de preenchimento serão definidas com as seguintes regras:

Dados Principais do Pedido
 
Consultor Interno: é preenchido com o código do operador do usuário que está executando a importação dos pedidos.
Representante: utilizar o "Vendedor 1" cadastrado na guia Comissão do cliente.
Finalidade Padrão: finalidade padrão que estiver cadastrada no cliente.
Condição de Pagamento: condição de pagamento padrão associada ao cliente.
Indicador de Presença: indicador de presença padrão do cadastro da operação.
Moeda Ativa: "1 - REAL".
Moeda Negociada: "1 - REAL".
Status: "00 - PEDIDO PENDENTE".
Etapa Aprovação: "7 - Pedido".

Dados de Entrega
Endereço: não é preenchido.
Tipo de Frete: tipo padrão do cliente (se não estiver preenchido, será utilizado "1.Emitente").
Transportadora: transportadora padrão do cliente.
Transportadora Redespacho: transportadora redespacho padrão do cliente.

Dados dos Itens do Pedido
Produto: pesquisar em "Cadastro de Produtos > Código & Pedido do Cliente > Código do Produto no Cliente" pelo código recebido no arquivo para selecionar o "Código Produto" (Ti9).
Finalidade: finalidade padrão do pedido.
Almoxarifado, Unidade e Centro de Custo: conforme cadastrados no produto.

Geração de Aviso de Embarque

A janela de Geração de Aviso de Embarque com exemplo de pesquisa e registros para exportação é exibida na Figura 14. Os dados que serão exportados no arquivo são exibidos nas tabelas da imagem (notas e itens).
1 - A Categoria de Cliente deve ser selecionada para filtrar as notas e gerar os arquivos na pasta configurada individualmente (Figura 10).
2 - Ao selecionar as notas para geração do arquivo, na tabela superior da janela, os itens destas notas são exibidos na tabela debaixo.  
Detalhamento:
São exibidas as notas que possuem ao menos um item marcado para integração (item 2.1). Porém, todos os itens devem ser exportados e são exibidos na tabela inferior.
Os arquivos exportados serão gravados na pasta configurada, conforme exemplo nas Figuras 10 e 11 (acima).

Figura 14 - Integrador - Geração de Avisos de Embarque