Para que a instalação do PostgreSQL versão 12 ocorra, antes deve-se realizar a migração da base de dados que se encontram em codificação SQL_ASCII para LATIN1.
Este passo antecede e é imprescindível para que o uso da versão 12 possa ocorrer.
Caso o seu banco de dados já esteja em codificação LATIN1, efetue a instalação do PostgreSQL versão 12 (instruções no link: PostgreSQL 12: Instalação e Configuração) e logo após siga as instruções da seção "Restauração da base de dados após instalação do PostgreSQL 12".
Passo 1. Para verificar a codificação do seu banco de dados, abra o programa PgAdmin III.
Passo 2. Selecione o servidor, e seguida clique sobre o seu banco de dados. Verifique o parâmetro "Encoding". No nosso exemplo, o banco de dados se chama "meubancodedados".
A tabela abaixo pode ser usada como referência para determinar um tempo médio para o procedimento em seu ambiente:
Tamanho da base de dados | Tempo médio para backup e restauração |
---|---|
até 5 GB | 1 hora |
de 6 a 10 GB | 2 horas |
acima de 10 GB | 6 horas ou mais |
*o tempo também varia de acordo com a capacidade da máquina.
Para saber o tamanho de sua base de dados, acesse o aplicativo PgAdmin III. Clique sobre o seu banco de dados, depois pressione o botão "Statistics" e verifique o parâmetro "Size":
Uma vez verificada a codificação nos passos acima e sendo esta diferente de LATIN1, será necessário realizar o backup da sua base de dados na codificação correta.
Passo 1. Abra um novo arquivo em um editor de textos, como o Bloco de Notas, copie e cole os comandos abaixo:
@echo off set servidor=localhost echo on pause |
---|
Os parâmetros demarcados em azul devem ser verificados com o seu pessoal de TI.
Servidor indica o IP da máquina servidora da base de dados em questão.
Database indica o nome da base de dados.
Porta indica em qual porta do servidor está configurado o PostgreSQL.
PGPASSWORD determina a senha de sua base de dados.
Faça a verificação e altere os parâmetros para refletirem o seu ambiente.
Após, salve o arquivo em uma unidade onde haja espaço suficiente para que o sistema crie o arquivo de Backup da base de dados. Verifique o tópico acima "Antes de realizar o processo de backup e restauração". O arquivo de backup será criado no mesmo local onde você salvou o arquivo.
Passo 2. Agora, renomeie a extensão do arquivo para ".bat" para que este seja transformado em um arquivo executável.
Passo 3. O arquivo de execução está pronto. No momento em que puder iniciar o processo de backup (vide tópico acima "Antes de realizar o processo de backup e restauração"), clique duas vezes no arquivo para executá-lo. O processo será iniciado conforme demonstra a imagem abaixo.
Não feche esta janela até que o processo tenha sido concluído.
Perceba que o arquivo de backup já foi criado e está sendo utilizado processo.
Ao finalizar, a janela do processo demonstrará os dizeres: "Pressione qualquer tecla para continuar...". Neste momento, pressione qualquer tecla para finalizar o processo.
Uma vez que seu arquivo de backup foi criado