Realização do calculo do custo pelo Método de Avaliação do Estoque Final - PEPS/FIFO (Primeiro que entra, primeiro que sai)
O método de avaliação do estoque PEPS é a valorização do estoque (saídas) de acordo com a ordem em que elas ocorrera (entradas). A cada saída é realizada a baixa das quantidades de acordo as entradas.
Ao utilizar este método de avaliação do estoque deve-se ter em mente que o calculo segue a ordem cronológica das entradas e portanto não interfere na logística da empresa quanto ao critério (ou aos critérios) que se utilize para determinação da escolha do produto/lote.
Algumas mudanças importantes também ocorrem no sistema quando se opta por utilizar o método PEPS:
Menu: Custos Industriais->Auxiliar->Parâmetros de Custos - Aba Parâmetros Gerais 1
Para utilização do método de avaliação do estoque PEPS é necessário alterar a opção "Método de avaliação do estoque" para 2 (PEPS/FIFO), conforme demonstrado na figura 1.
Figura 1 - Definição do Método de Avaliação do Estoque - PEPS/FIFO
Ao alterar o método de avaliação do estoque faz-se necessária a revisão das operações bem a avaliação dos saldos de estoque, verificando a necessidade da re-implantação dos saldos de estoque valorizados, conforme as orientações abaixo:
Alteração do método de avaliação de: 1 (Custo médio) para o 2 (PEPS):
(a) Empresa implantada recentemente que não possui calculo efetuado pelo método custo médio: É necessário que seja realizado o cálculo do custo desde a data da primeira movimentação de estoque para que o sistema gere os "lotes" de movimentação/documento para posterior baixa dos saldos do documentos;
(b) Empresas em andamento que querem mudar o método, porém mantendo o custo médio apurado anteriormente: Nesta situação faz-se necessário a inserção do saldo em aberto via implantação de saldo devendo a empresa abrir chamado para a ti9 executar o serviço.
Alteração do método de avaliação de: 2 (PEPS) para 1 (Custo médio):
Não é necessário re-implantação dos saldos de estoque, porém é importante a realização de análise do saldo de estoque por conta da mudança do conceito de propriedade e posso do almoxarifado utilizado no método PEPS/FIFO.
Conforme informado acima, o cálculo pelo método PEPS não considera o código do almoxarifado em si, tratando todos os almoxarifado de propriedade e posse da empresa como um local único em termos de avaliação do estoque.
Porém, no entanto, entretanto, devido ao fato levantado em reunião quanto a problemas de estoque de produtos de uso em consumo (por exemplo), onde o custo não "deveria" misturar com os produtos consumidos na produção, criamos a flag Avaliação do custo exclusivo no cadastro de almoxarifado.
Ao marcar esta opção o cálculo do custo será valorizado por almoxarifado (como se as transferências para ele caracterizassem uma saída da empresa quando ocorrer). Como dito, este item foi necessário para que a empresa possa controlar o custo de materiais para uso e consumo, para que tal almoxarifado não misture com (custo) do almoxarifado de revenda.
3. Ficha de estoque
O relatório ficha de estoque (opção Modelo 1) que apresenta os valores linha a linha foi alterado, bem como sua tela. Este modelo de relatório agora apresenta as informações consolidando todos os almoxarifado de propriedade e posse da empresa, apresentado o filtro de almoxarifado apenas para os almoxarifados de terceiros ou demarcados com "Avaliação do custo exclusivo".
Para saber o saldo por almoxarifado é necessário utilizar os outros relatórios de estoque (ou outros modelos) os quais apresentam tal separação.
4. Validações na tela de movimentações internas
Não é permitida a utilização de entradas com custo atualizado.
5. Devoluções de compras
As devoluções de compras tiveram tratamento especial, onde a mesma tem sua valorização igual a entrada somente na situação onde a entrada ainda não foi consumida/baixada. No caso em que a entrada foi baixada a tal saída irá baixar o próximo documento disponível, podendo assim gerar diferença entre a entrada e o que foi devolvido, nesta situação o usuário terá a opção de contabilizar tal diferença através do layout da operação de devolução de compras (ver item Contabilização das Devoluções de Compras).
6. Contabilização Devoluções de Compras (AINDA NÃO LIBERADO NESTA VERSÃO)
Nas operações do tipo 81, devolução de compras, foram disponibilizados os campos Valor da diferença de custo da devolução (+) e Valor da diferença de custo da devolução (-).
7. Complemento de Importação e Entradas/Saídas apenas de custo
Para as operações de entrada/saída de valor, sem a informação da quantidade, tais movimentos irão valorizar o movimento de entrada imediatamente anterior, acrescentando (ou diminuindo) seu valor. Para efeito da ficha de estoque cada documento terá seu respectivo valor (sem demonstrar o valor de acréscimo), porém internamente aquela entrada armazena o tal valor de ajuste de forma que ao dar a saída, é baixado o valor original do documento + valor de ajuste.
Importante: Conforme definição no ticket ERP-5710, entradas e saída com custo informado são apresentados em primeiro no movimento do dia, porém isto somente se aplica ao método de cálculo Custo Médio, para o método PEPS é utilizada a seguinte definição: Movimentos com custo informado e quantidade são apresentado em primeiro no dia, assim como o cálculo do custo médio, porém, para os movimentos apenas de valor (sem informação da quantidade), tais movimentos são apresentados após as entradas no dia.
8. Inventário (AINDA NÃO LIBERADO NESTA VERSÃO) :
Ajuste para menos: -1 - Segue FIFO
Ajuste para mais: +1 - Segue order da última para a primeira, fazendo de conta que a entrada é quantidade da NF. Exemplo +10, últimas notas 5 a R$10,00; 8 a R$12,00 (então seria 5 a 10 e 5 a 12).
8.1 Apuração da diferença e movimentações efetivas de estoque:
O relatório de Ajuste de inventário não mais apresenta a informação de valor linha a linha, e sim um resumo por produto (quantidade e valor) ao final do relatório.
O relatório bem como a movimentação de estoque gerada ao final da efetivação do inventário foi alterada de forma a realizar transferências entre as movimentações de lotes e/ou almoxarifados, visto a falta + sobra entre lotes ou almoxarifado figurarem erros operacionais e não saídas/entradas efetivas de estoque. Exemplificando podemos ter uma divergência para menos no lote X e uma divergência para mais no lote Y, a diferença entre os dois lotes é que irá gerar a movimentação efetiva de estoque (para mais ou para menos, agora sim aplicando a definição do item 8).