Este processo permite que a empresa acompanhe e registre as confirmações de entrega, informadas pelos fornecedores estrangeiros, programando ou reprogramando as entregas totais ou parciais dos itens, além de permitir que, em situações de entregas parciais de dois ou mais pedidos, o usuário consiga agrupar tais itens em um novo Embarque, denominado “Pré-Invoice”, de modo a permitir o rateio do frete para esses itens que virão num único transporte, além de servir de base/facilitador para o processo de importação que se dará no módulo Controle de Importação, na sequência do processo.
Para iniciar a utilização do controle de Embarque é necessário habilitar a opção Controle de Embarque disponível em Controle de Importação->Auxiliar->Parâmetros do Controle de Importações, aba Geral conforme demonstrado na figura 1.
Ao habilitar esta opção o sistema entende que todos os processos de importação passam a controlar o Embarque em vez do Pedido de Compras Internacional individualmente. Desta maneira é importante que não haja processos de Importação em confecção, apenas aguardando recebimento da Nota Fiscal/Mercadoria (se for o caso).
Figura 1 - Habilitando Controle de Embarque
Menu: Controle de Importação->Movimentos->Embarque Internacional->Embarques da Importação
Os Processos de Embarque tem por objetivo permitir a criação de embarques para a importação de mercadorias, de forma que seja possível acompanhar todos os Pedidos de Compra Internacional, com seus respectivos saldos, status, acompanhamentos das datas de embarque e chegada e nacionalização.
Conforme figura 2 na tela de Embarque da Importação possui dois modos de operação. O modo de confecção de um novo processo de embarque através da opção "Geração de novos processos de Embarque" e o modo de Acompanhamento do Embarque através da opção "Acompanhamento dos processos de embarque".
Figura 2 - Tal de Embarques da Importação
a.