OBJETIVO

Novo módulo de Ordem de Serviço e controles relativos, aderentes às necessidades da empresa. Atualmente, o Ti9 possui um módulo de Ordem de Serviço, entretanto, este trata de gestão de serviços, bens e materiais. A ordem de serviço contemplada aqui trata da gestão de serviços.

UTILIZAÇÃO

Existem alguns cadastros complementares que devem ser criados para que a Ordem de Serviço possa ser lançada, conforme segue abaixo:

 

Status das Ordens de Serviço

Acesse através do caminho: Ordem de Serviço > Auxiliar > Status das Ordens de Serviço

 

Máquinas das Ordens de Serviço

Acesse através do caminho: Ordem de Serviço > Auxiliar > Máquinas das Ordens de Serviço


Tipo de Controle das Máquinas das Ordens de Serviço

Acesse através do caminho: Ordem de Serviço > Auxiliar > Tipo de Controle das Máquinas das Ordens de Serviço


Tabela de Preço: Técnico X Cliente X Serviço

Acesse através do caminho: Ordem de Serviço > Cadastros > Tabelas de Configurações > Tabela de Preço: Técnico X Cliente X Serviço

 Esta janela permite a inclusão de quantos registros de preço forem necessários para o cliente, serviço, técnico e tipo de serviço.
A imagem abaixo ilustra um exemplo onde dois registros de preço foram inseridos, porém o preço vigente é que está configurado para DOLAR:


 

Ordem de Serviço: Gestão de Serviços.

Acesse a janela em: Ordem de Serviço > Movimentos > Ordem de Serviço: Gestão de Serviços.

Imprimir OS: realiza a impressão do registro.

Gerar Proforma: gera a proforma e atribui a data da emissão. Após gerada a proforma, a ordem de serviço será bloqueada para alterações, exceto para o campo "Data Autoriz. Fat". 

Imprimir Proforma: imprime a proforma gerada.

Efetivar: efetiva uma OS com proforma gerada e cria automaticamente o pedido de vendas de faturamento do serviço. Após efetivada, a OS não pode ser manipulada, exceto pelo Encerramento.

Encerrar: encerra a OS. Caso esta possua um pedido atrelado pendente de aprovação, este pedido é excluído. Este processo é irreversível.

 

Aba de Alocação Técnica:

Nesta aba é possível realizar a alocação técnica da OS. Ao concluir o preenchimento do registro, os valores serão atualizados e calculados, como Horas Planejadas, Valores da OS considerando a moeda etc.

Controles para navegação da grade de alocação:

• Inserir um novo registro: Botão "INSERT" ou Seta para Baixo.
•• Deletar o registro: Selecione o registro desejado e pressione "CTRL+DEL".
••• Salvar o registro: Pressione "CTRL+ENTER", ou "ENTER" quando estiver posicionado na última coluna.
•••• Cancelar a inserção ou alteração do registro: Pressione a tecla "ESC".
••••• Utilize as setas < > para mover através das colunas.

Para o cálculo de Horas Planejadas:
Off Shore

-- O cálculo de Hrs Planejadas nunca é afetado por feriados nem final de semana. Se baseia exclusivamente na quantidade de dias/semana informada na OS.

On Shore

-- É afetado por feriados e final de semana, mas seguindo as seguintes regras com base nos "Dias/Semana" da OS:
----- 07 dias -> indica que o cálculo das Hrs Planejadas da OS On Shore não será afetado por feriados nem final de semana.
----- 06 dias -> indica que o cálculo das Hrs Planejadas da OS On Shore é afetado pelo dia de Domingo e feriados.
----- 05 dias ou menos -> indica que o cálculo das Hrs Planejadas da OS On Shore é afetado por feriados e finais de semana



Considerando o exemplo:
-- tipo do serviço: ON SHORE
-- dias/semana: 02
-- horas padrão/dia: 12
---- alocação:
---- data de início: Terça-Feira, 31/Agosto/2020 - 09:00
---- data de término: Sexta-Feira, 30/Setembro/2020 - 18:00



Logo, olhando para o calendário acima, consideramos:
dias: seg 31/08, ter 01/09 ... fim da semana 1 (apenas 2 dias/semana conforme parametrizado na OS)
dias: ter 08/09, qua 09/09 ... dia 07 não porque é Feriado, já que a OS é On Shore de 02 dias. Fim da semana 2
dias: seg 21/09, ter 22/09 ... fim da semana 3
dias: seg 28/09, ter 29/09 ... fim da semana 4. Dia 30/09 não entra no cálculo visto que a semana já se esgotou (2 dias já foram).

Resultado: 7 dias * 12 horas + 1 dia de 09 horas = 93 Horas

 

 

1      CABEÇALHO DA ORDEM DE SERVIÇO:

1.1  Filial: Preenchido automaticamente com a filial ativa.

1.2  Ordem de Serviço: Número sequencial da ordem de serviço, gerada pelo sistema;

1.3  Proposta: Campo numérico de 10 posições e preenchimento opcional. Será informado neste campo o número da proposta interna;

1.4  Emissão Proposta: Campo data, habilitado para digitação e obrigatório somente caso o campo proposta “item 1.3” esteja preenchido;

1.5  Status: A OS contém 7 status diferentes. Do status 01 ao 03 será atualizado manualmente pelos usuários, o status 04 será a informação que já foi gerada proforma para a ordem de serviço e deverá ser atualizado automaticamente ao clicar no botão “Gerar Proforma”, o status 05 refere-se à ordem de serviço quando efetivada e será  atualizado automaticamente, o status 06 é a informação de que o processo já foi faturado (emitida nota fiscal de serviço) e também é atualizado automaticamente ao emitir a nota fiscal de serviço e, por fim, o status 07 é a informação de que a ordem de serviço foi encerrada e é atualizado automaticamente ao clicar no botão “Encerrar”.

1.6  Data do Status: Preenchida automaticamente com a data que foi atualizado o status da OS, seja status manual ou automático;

1.7  Pedido de Compra: Preenchimento opcional. Deve ser informado neste campo o número do pedido de compra do cliente. Caso este campo esteja preenchido ao gerar o pedido para emissão da nota fiscal de serviço o sistema carrega os dados para o campo “Pedido Cliente” do pedido de vendas;

1.8  Emissão Pedido: Campo data, habilitado para digitação e obrigatório somente caso o campo pedido de compra “item 1.7” esteja preenchido;

1.9  Solicitante: Exibe, com tecla <F3>, todos os contatos cadastrados para o cliente informado na ordem de serviço “Item 1.16, conforme cadastro de contatos.

1.10       Data Fechamento Técnico: Obrigatório o preenchimento deste campo somente no momento de gerar a proforma para a ordem de serviço;

1.11       Botão Gerar Proforma: gera a proforma e atribui a data da emissão. Após gerada a proforma, a ordem de serviço será bloqueada para alterações, exceto para o campo "Data Autoriz. Fat". O botão terá seu título alterado para “Cancelar Proforma”. Ao clicar neste botão em uma OS que já tenha sido gerado proforma o sistema informa que será cancelada a proforma gerada para a OS. Caso o usuário prossiga com o cancelamento o sistema reabre a OS na etapa anterior à geração da proforma;

1.12       Emissão Proforma: Grava sempre a última data que foi acionado o botão "Gerar Proforma". Caso o usuário cancele a proforma, esta data é apagada;

1.13       Data Autoriz. Fat.: Campo data, obrigatório seu preenchimento somente no momento de efetivar a ordem de serviço.

1.14       Moeda: Sempre que incluída uma ordem de serviço, este campo vem preenchido automaticamente com a moeda “1 - REAL”, permitindo que o usuário altere se necessário;

1.15       Taxa: Este campo é ativo somente caso a ordem de serviço esteja em uma moeda diferente de “1 – REAL”, “Item 1.14, neste caso o sistema obriga o preenchimento deste campo somente no momento de gerar a proforma para a ordem de serviço. Ao efetivar a ordem de serviço o sistema carrega a taxa de moeda informada para o pedido que será gerado e não deve permite a alteração desta diretamente no pedido. Caso seja necessário alterar, deverá gerar novamente o pedido pela tela de OS;

1.16       Cliente: Permite a tecla de pesquisa (F3), como também permite a digitação do código do cliente, sem a necessidade da pesquisa (F3);

1.17       Cliente Final: Permite a tecla de pesquisa (F3), como também deverá permite a digitação do código do cliente, sem a necessidade da pesquisa (F3). Campo de preenchimento opcional, apenas para controle interno referente a empresa onde será prestado o serviço;