Novo módulo de Ordem de Serviço e controles relativos, aderentes às necessidades da empresa. Atualmente, o Ti9 possui um módulo de Ordem de Serviço, entretanto, este trata de gestão de serviços, bens e materiais. A ordem de serviço contemplada aqui trata da gestão de serviços.
Existem alguns cadastros complementares que devem ser criados para que a Ordem de Serviço possa ser lançada, conforme segue abaixo:
Acesse através do caminho: Ordem de Serviço > Auxiliar > Status das Ordens de Serviço
Acesse através do caminho: Ordem de Serviço > Auxiliar > Máquinas das Ordens de Serviço
Acesse através do caminho: Ordem de Serviço > Auxiliar > Tipo de Controle das Máquinas das Ordens de Serviço
Acesse através do caminho: Ordem de Serviço > Cadastros > Tabelas de Configurações > Tabela de Preço: Técnico X Cliente X Serviço
Esta janela permite a inclusão de quantos registros de preço forem necessários para o cliente, serviço, técnico e tipo de serviço.
A imagem abaixo ilustra um exemplo onde dois registros de preço foram inseridos, porém o preço vigente é que está configurado para DOLAR:
Acesse a janela em: Ordem de Serviço > Movimentos > Ordem de Serviço: Gestão de Serviços.
Imprimir OS: realiza a impressão do registro.
Gerar Proforma: gera a proforma e atribui a data da emissão. Após gerada a proforma, a ordem de serviço será bloqueada para alterações, exceto para o campo "Data Autoriz. Fat".
Imprimir Proforma: imprime a proforma gerada.
Efetivar: efetiva uma OS com proforma gerada e cria automaticamente o pedido de vendas de faturamento do serviço. Após efetivada, a OS não pode ser manipulada, exceto pelo Encerramento.
Encerrar: encerra a OS. Caso esta possua um pedido atrelado pendente de aprovação, este pedido é excluído. Este processo é irreversível.
Nesta aba é possível realizar a alocação técnica da OS. Ao concluir o preenchimento do registro, os valores serão atualizados e calculados, como Horas Planejadas, Valores da OS considerando a moeda etc.
Controles para navegação da grade de alocação:
• Inserir um novo registro: Botão "INSERT" ou Seta para Baixo. |
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Para o cálculo de Horas Planejadas: | ||
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-- O cálculo de Hrs Planejadas nunca é afetado por feriados nem final de semana. Se baseia exclusivamente na quantidade de dias/semana informada na OS.
-- É afetado por feriados e final de semana, mas seguindo as seguintes regras com base nos "Dias/Semana" da OS:
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1 CABEÇALHO DA ORDEM DE SERVIÇO:
1.1 Filial: Preenchido automaticamente com a filial ativa.
1.2 Ordem de Serviço: Número sequencial da ordem de serviço, gerada pelo sistema;
1.3 Proposta: Campo numérico de 10 posições e preenchimento opcional. Será informado neste campo o número da proposta interna;
1.4 Emissão Proposta: Campo data, habilitado para digitação e obrigatório somente caso o campo proposta “item 1.3” esteja preenchido;
1.5 Status: A OS contém 7 status diferentes. Do status 01 ao 03 será atualizado manualmente pelos usuários, o status 04 será a informação que já foi gerada proforma para a ordem de serviço e deverá ser atualizado automaticamente ao clicar no botão “Gerar Proforma”, o status 05 refere-se à ordem de serviço quando efetivada e será atualizado automaticamente, o status 06 é a informação de que o processo já foi faturado (emitida nota fiscal de serviço) e também é atualizado automaticamente ao emitir a nota fiscal de serviço e, por fim, o status 07 é a informação de que a ordem de serviço foi encerrada e é atualizado automaticamente ao clicar no botão “Encerrar”.
1.6 Data do Status: Preenchida automaticamente com a data que foi atualizado o status da OS, seja status manual ou automático;
1.7 Pedido de Compra: Preenchimento opcional. Deve ser informado neste campo o número do pedido de compra do cliente. Caso este campo esteja preenchido ao gerar o pedido para emissão da nota fiscal de serviço o sistema carrega os dados para o campo “Pedido Cliente” do pedido de vendas;
1.8 Emissão Pedido: Campo data, habilitado para digitação e obrigatório somente caso o campo pedido de compra “item 1.7” esteja preenchido;
1.9 Solicitante: Exibe, com tecla <F3>, todos os contatos cadastrados para o cliente informado na ordem de serviço “Item 1.16”, conforme cadastro de contatos.
1.10 Data Fechamento Técnico: Obrigatório o preenchimento deste campo somente no momento de gerar a proforma para a ordem de serviço;
1.11 Botão Gerar Proforma: gera a proforma e atribui a data da emissão. Após gerada a proforma, a ordem de serviço será bloqueada para alterações, exceto para o campo "Data Autoriz. Fat". O botão terá seu título alterado para “Cancelar Proforma”. Ao clicar neste botão em uma OS que já tenha sido gerado proforma o sistema informa que será cancelada a proforma gerada para a OS. Caso o usuário prossiga com o cancelamento o sistema reabre a OS na etapa anterior à geração da proforma;
1.12 Emissão Proforma: Grava sempre a última data que foi acionado o botão "Gerar Proforma". Caso o usuário cancele a proforma, esta data é apagada;
1.13 Data Autoriz. Fat.: Campo data, obrigatório seu preenchimento somente no momento de efetivar a ordem de serviço.
1.14 Moeda: Sempre que incluída uma ordem de serviço, este campo vem preenchido automaticamente com a moeda “1 - REAL”, permitindo que o usuário altere se necessário;
1.15 Taxa: Este campo é ativo somente caso a ordem de serviço esteja em uma moeda diferente de “1 – REAL”, “Item 1.14”, neste caso o sistema obriga o preenchimento deste campo somente no momento de gerar a proforma para a ordem de serviço. Ao efetivar a ordem de serviço o sistema carrega a taxa de moeda informada para o pedido que será gerado e não deve permite a alteração desta diretamente no pedido. Caso seja necessário alterar, deverá gerar novamente o pedido pela tela de OS;
1.16 Cliente: Permite a tecla de pesquisa (F3), como também permite a digitação do código do cliente, sem a necessidade da pesquisa (F3);
1.17 Cliente Final: Permite a tecla de pesquisa (F3), como também deverá permite a digitação do código do cliente, sem a necessidade da pesquisa (F3). Campo de preenchimento opcional, apenas para controle interno referente a empresa onde será prestado o serviço;