Este manual é destinado aos departamentos internos da Ti9.
Este recurso da chave de ativação tem o objetivo de direcionar o usuário a entrar em contato com o Comercial da Ti9 para avaliar o ramo da nova filial/empresa a ser criada no sistema e determinar se o software adere ao processo e atende às necessidades dela.
Ao incluir uma nova empresa/filial, o sistema exibe a mensagem "Para o cadastro de novas filiais a chave de ativação é necessária. Por favor entre em contato com o departamento comercial da Ti9", conforme a Figura 1 abaixo.
Figura 1 - Cadastro de Empresas e Filiais
O novo campo "Chave" (Figura 2 abaixo) foi incluído como obrigatório na aba Documentos.
Ao salvar o cadastro, esta a chave será validada. Caso a chave não seja válida, exibirá a mensagem: “A chave informada não é válida. Por favor entre em contato com o departamento comercial da Ti9”.
Foi adicionado também o campo "Data da Ativação da Chave" (somente leitura) abaixo da chave, compondo a nova seção "Dados da Ativação desta filial no Software". Ao salvar a chave, este campo recebe a data atual. Se, por algum motivo, a chave estiver sendo atualizada, esta data será atualizada também.
Figura 2 - Dados de Ativação do Software
Se o usuário alterar alguma das informações base para a chave (UF, CNPJ e IE) será necessário solicitar uma nova chave ao comercial do Ti9 com as informações atualizadas.
Até que uma chave válida seja informada e salva, apenas na aba "Geral" será permitido editar as informações do cadastro. Se o usuário tentar alterar a informação de algum campo das outras abas do cadastro, o sistema exibirá a mensagem: “Para alterar este cadastro é necessário informar uma chave de ativação válida para esta filial na guia Documentos. Por favor, entre em contato com o departamento comercial da Ti9.”
Os motivos de disponibilizar nesta aba "Documentos" o novo campo "Chave" e a validação desta:
Para contemplar os clientes já existentes, o sistema conta com um processo de geração automática da chave na abertura, onde atualiza os registros de filiais já existentes com uma chave única, a fim de equalizar os registros. Este processo deixa de ser executado automaticamente após o prazo de 31/12/2021, quando o cliente já deve ter atualizado o ERP com a release que contém esta funcionalidade.
Foi criado um menu no programa “Controle de Licenças”, armazenado na pasta “Ferramentas Internas” do Ti9, que é utilizado pelo "Gerente de Configurações". Neste menu, foi disponibilizada a nova tela "Chave por Filial" (demonstrada na Figura 3 abaixo) para gerar as chaves solicitadas pelo Departamento Comercial.
Figura 3 - Chave por Filial
Os times de Implantação e Help Desk devem procurar o Departamento Comercial quando novos clientes forem implantar o ERP, pois precisarão ter as chaves de ativação para o cadastramento inicial das filiais.