OBJETIVO

Gerenciar as demandas de produção em uma nova central de planejamento de produção, permitindo a geração de ordens de produção e necessidades de compras.

UTILIZAÇÃO

Processo:

 

 

Central de Planejamento de Produção:

Para acessar a Central de Planejamento e Controle de Produção vá "PCP > PCP por Encomenda > Central de Planejamento e Necessidade de Produção".

 

Figura 1 - Planejamentos

1. PLANEJAMENTO

Exibe os planejamentos programados para o mês corrente.

 

1.1 BOTÕES

1.2 OPÇÕES

 

(aviso) Observação:

  • * apenas para planejamentos não processados.
  • Para o acesso é necessário estar ativo uma única filial.

 

Necessidade de Produção

Ao concluir o cadastro de um novo planejamento ou quando da edição de um já existente, será exibido a janela de necessidade de produção. (Figura 2)

Figura 2 - Necessidades de Produção

1. OPÇÕES

1.1 A opção de necessidade define qual o “modo de análise” das necessidades de produção a serem exibidas, que são:

- Histórico: histórico de vendas do período.
Demanda: baseado nos pedidos de venda em aberto no sistema no período selecionado.
Estoque Mínimo: referencia a quantidade de estoque mínimo do produto na empresa.

 

 

Tipo: DEMANDA

Descrição: Seleciona todos os produtos dos pedidos de vendas em aberto, cujo almoxarifado possua a propriedade "Sug. Produção / Rep. Estoque" marcada. Esta consulta leva em consideração como previsão de entrada as ordens de produção atendidas.

 

Tipo: HISTÓRICA

Descrição: Seleciona todos os produtos vendidos no período informado que forem do tipo '1 - FABRICAÇÃO PRÓPRIA'. O agrupamento da informação é por produto.

Considerações:

  • As notas canceladas não devem ser consideradas.
  • As devoluções devem ser descontadas.
  • Apenas notas fiscais com operações de venda.

 

Tipo: ESTOQUE MÍNIMO

Descrição: Seleciona todos os produtos vendidos no período informado que forem do tipo '1 - FABRICAÇÃO PRÓPRIA' e '8 - SUBPRODUTO'. O agrupamento da informação é por produto.

Considerações:

  • Na fórmula da coluna “em produção (previsão de entrada)”, não considerar os valores referentes as OP’s que não possuam requisições "não atendidas";
  • A quantidade da necessidade do produto em análise é sempre zerado, mas o subproduto tem a necessário de quantidade da sugestão do produto pai.

 

 

1.2. Consolida Necessidade: Consolida necessidades de produção de acordo com produtos e data de necessidade (somente para o modo de análise por demanda). (menos) Opção indisponível no momento.

(aviso) Observação: Esta opção consolida as ordens de produção a serem geradas, demonstrando na visualização da janela das O.P.

1.3. Gerar O.P para Subprodutos: quando informada esta opção, ao processar as necessidades (botão "Processar") o sistema avaliará a árvore do produto para geração das necessidades de produção.

1.4. Período: esta opção leva em consideração o modo de analise:

1.5. Percentual de Ajuste: disponível apenas para a opção “Histórico”. Será aplicado um percentual em cima da quantidade calculada.  (menos) Opção indisponível no momento.

1.6. Considerar quantidade da necessidade do subproduto a mesma do acabado: quando informada esta opção, o sistema considerará a quantidade necessária do(s) subprodutos a mesma quantidade confirmada do produto acabado.

 

2. BOTÕES DE AÇÃO

Pesquisar: atualiza a grade de registro de necessidades conforme as opções da janela

Processar:  o sistema efetua o processamento das necessidades de produção selecionadas, dando acesso a janela de PRÉ ordem de produção e MRP.

Adicionar Necessidade: Adiciona uma nova necessidade de produção manual. A mesma passará a ser exibida na grade de necessidades de produção na cor azul.(Figura 3)

Figura 3 - Necessidade de produção Manual.

Encerrar Necessidade: encerra a necessidade. Quando do encerramento de uma necessidade, a mesma passará a ser exibida na cor vermelho

 

 

Tela: Pré visualização das Ordens de Produção e MRP.

Esta tela apresentará a sugestão de ordens de produção a serem geradas bem como as necessidades de matéria prima a ser requisitada.

Figura 4 - Pré- Ordem de Produção e MRP.

 

1. DETALHAMENTO DA ANÁLISE DE PRODUÇÃO E MRP

A análise dos saldos de estoque consiste na verificação dos saldos de estoque físico e disponível, bem como a análise das necessidades em processo de acordo com o período de análise. Abaixo relacionamos os critérios utilizados para tal análise, bem como detalhamento de cada coluna de quantidade.


Consulta Composição do Saldos (F3):

Com o objetivo de auxiliar a conferência dos dados apresentados nesta tela foram adicionadas consultas para os campos "Saldo Disponível em Estoque", "Reservas" e "Em Produção (ou Compras". Ao pressionar a tecla F3 sobre estas colunas são exibidos em grade a formação de tal quantidade.

Importante:

É importante ressaltar que a quantidade apresentada nestas consultas não irão aplicar a conversão da Unidade de Produção.

Também é importante ressaltar que a consulta sempre irá exibir o mesmo resultado para os mesmos produtos, ou seja, os dados apresentados são a composição do saldo (consolidado) indiferente da linha/necessidade/Ordem de produção a ser gerada.

2. GRADE DE REGISTRO

2.1 Sugestão de Ordem de Produção: Permitido alterar as colunas de "Qtde Confirmada" ,  "Data de Produção" e a "Data de Necessidade Confirmada". Quando da alteração da quantidade confirmada ou data de produção, o sistema REPROCESSARÁ as ordens de produção dos subprodutos relacionados bem como a necessidade do MRP. Portanto, aconselhamos a proceder com alteração da quantidade confirmada da grade do MRP apenas quando for concluída a digitação das quantidades confirmadas da ordem de produção, afim de não perder a digitação.


IMPORTANTE
Ao realizar alterações manuais nas quantidades confirmadas o sistema aplica o calculo para as Ordens de Produção filhas, entretanto, caso realize alterações nas quantidades confirmadas de uma Ordem de Produção filha e posteriormente altere a quantidade confirmada da Ordem de Produção pai o sistema não irá re-aplicar tal alteração para a Ordem de Produção filha, visto que mantem as alterações manuais.


2.2 MRP: Necessidade de compras para a produção. Permitido alterar as colunas de "Qtde Confirmada" e Data de Necessidade Confirmada.

 

3. BOTÕES:

 

 

(informação) Considerações:

  • FÓRMULA DE SUGESTÃO DE PRODUÇÃO:

(QTDE A PRODUZIR + SALDO MÍNIMO - SALDO DISPONÍVEL + RESERVAS - EM PRODUÇÃO/COMPRAS) + (ANÁLISE LOTE MÍNIMO)

 

  • Sugestão de Produção Negativa: Quando esta coluna apresenta-se negativa, quer dizer que o sistema avaliou que não será necessário a produção do produto (automaticamente a coluna "Qtde. Confirmada" será igual a zero). Em todo caso, o operador tem a autonomia de informar a quantidade confirmada que desejar.