OBJETIVO

Este manual descreve a parametrização necessária no ERP Ti9 para o funcionamento da integração com os serviços da API erp-api-pcp (ver documentação desta API para mais informações).

UTILIZAÇÃO

 

1. Configuração das Variáveis da Integração

Algumas variáveis/campos precisam ser parametrizados para o funcionamento da integração. Para isto, acesse o cadastro "Grupo de Variáveis para EDI e Etiquetas" e crie o grupo "INTEGRACAO_GELCOINFO", conforme Figura 1 abaixo:

Figura 1 - Grupo de Variáveis para EDI e Etiquetas

 

Em seguida, clique no item de menu "Campos" na janela para incluir as variáveis do grupo, para cada indicado a seguir.

 

Cadastro de Produtos

a) Inclua as variáveis abaixo para o Código de Transação dos produtos. Este código interno da empresa pode variar de acordo com a filial, produto e movimento (entrada/saída).

IdNomeSignificado
001_COD_TRANSACAO_ENTCÓDIGO ENTRADACódigo de Transação de entrada do produto na filial 001
001_COD_TRANSACAO_SAICÓDIGO SAÍDACódigo de Transação de saída do produto na filial 001
002_COD_TRANSACAO_ENTCÓDIGO ENTRADACódigo de Transação de entrada do produto na filial 002
002_COD_TRANSACAO_SAICÓDIGO SAÍDACódigo de Transação de saída do produto na filial 002

Exemplo (Figura 3): 

Id: 001_COD_TRANSACAO_ENT (deve ter este formato NNN_COD_TRANSACAO_ENT, onde "NNN" é a filial)
Nome: CÓDIGO ENTRADA
Tipo Dado: 1 -> STRING (texto)
Tamanho: 20 (tamanho máximo que deseja para o campo)
Máscara: @! (permite letras maiúsculas, números e símbolos)

Figura 3 - Variável Código de Transação

 

 

b) Inclua a variável "Valida Halal" (Figura 2) para obrigar o preenchimento do campo "Certificado Halal" quando este produto for incluído nos itens do Documento de Entrada: 

 

 

Figura 2 - Variável Valida Halal



Cadastro de Fornecedores

Para especificar os fornecedores que serão utilizados na integração, é necessário incluir a variável "INTEGRA_CADASTRO", demonstrada na Figura 4:

Id: INTEGRA_CADASTRO
Nome: INTEGRA CADASTRO
Tipo Dado: 6 -> BOOLEAN (permite "S" ou "N" = sim ou não)
Tamanho: 1 (tamanho máximo que deseja para o campo)
Máscara: A (permite uma letra maiúscula)

Figura 4 - Variável Integra Cadastro para os Fornecedores

 

2. Parametrização dos Cadastros

O campo das variáveis da integração criadas no item 1 deve ser preenchido de acordo com o cadastro e a finalidade da variável.


Cadastro de Produtos

Acesse o cadastro do produto e clique na opção "Campos do EDI e Etiquetas" (veja a Figura 5 abaixo).

Figura 5 - Cadastro de Produtos - opção Campos do EDI e Etiquetas

 

Inclua o Grupo de Variáveis "INTEGRACAO_GELCOINFO":



Figura 6 - Cadastro de Produtos - Grupo de Variáveis

Em "Campos", crie uma nova variável para o produto, seguindo o formato:

ID = 'ENTRADA_COD_TRANSACAO_GELCO' (para as Entradas) e 'SAIDA_COD_TRANSACAO_GELCO' (para as Saídas).

CÓDIGO = digite aqui o código de transação desejado para o produto.




 

 

 

 

 

Figura 5 - Cadastro de Produtos - Campo do Grupo de Variáveis

 

Uma vez que as variáveis foram corretamente determinadas para os produtos desejados, quando da movimentação (Entrada/Saída) destes, a informação do "Código de Transação" vinculada estará disponível no webservice, no layout de "get".

Conforme o exemplo abaixo, temos o produto 5857, o qual atribuímos o código de transação: 001ENTRADA07022021AB

Após a entrada deste produto, tal informação passa a ser demonstrada no retorno do webservice:

Figura 6 - Documento de Entrada - entrada do produto 5857, que foi configurado com a informação do "Código de Transação".

 


Figura 7 - Retorno do Webservice, com as informações do documento de entrada e entre elas, o código de transação de entrada, configurado para o produto 5857.



Novos Campos

Para esta integração foram adicionados novos campos especificados no levantamento inicial, conforme demonstrados nas figuras 8 e 9:

Figura 8 - Novos campos no Cadastro de Produtos


Figura 9 - Peso Balança nos itens do Documento de Entrada


Configuração para processamento dos Apontamentos de Produção

Para realizar a integração dos apontamentos de produção é necessário configurar um arquivo Batch (.Bat) e incluir no "Agendador de Tarefas do Windows®" uma execução periódica deste arquivo, de acordo com a frequência da inclusão dos apontamentos de produção (semanal, diária, horária etc.).

No arquivo de Batch deve ser feita a chamada para o executável DCOMP.exe, com a passagem do parâmetro "INTEGRATI9PCP" e demais parâmetros de conexão. A imagem abaixo demonstra um exemplo de arquivo tipo ".Bat":


Servidor do Banco de Dados: 10.0.0.22

Banco de Dados: gelco_teste

Usuário da Integração: INTEGRA