OBJETIVO

Permitir a utilização de itens de serviços e mercadorias para emissão de Recibo Simples, sem valor fiscal.

UTILIZAÇÃO

1. Emissão de Recibo Simples/CFe-SAT/NFe - Parametrização 

1.1. Espaços - Identificação dos Tipos de Documentos Fiscais / Recibos

Para que seja gerado recibos para determinada venda primeiramente é necessário informar no cadastro dos Espaços os tipos de documentos permitidos. Com esta definição ao faturar o pedido, será demonstrado apenas os tipos de documentos definidos no Espaço.

Exemplificando, conforme demonstrado na figura 1, ao definir que aquele Espaço pode ter somente Recibo Simples automaticamente o Caixa somente terá a opção de “Faturamento” que seria Emitir Recibo.

Figura 1 - Espaço - Definição dos Tipos de Documentos Fiscais / Recibos

 

Importante:

 

1.2. Terminais de Vendas - Parametrização da Operação e Finalidade para Recibo Simples

Para realizar o lançamento do documento referente ao Recibo Simples foram disponibilizados novos campos na parametrização do Faturamento no cadastro dos Terminais de Vendas (Caixas), conforme demonstrado na figura 2.

Figura 2 - Terminais de Vendas - Definição da Operação e Finalidade para Faturamento do Recibo Simples

 

 

Novos campos:

 

1.3. Frente de Caixa - Faturamento Recibo Simples

Uma vez parametrizado os espaços e realizada a configuração das operações, ao realizar o Faturamento de um pedido/comanda na tela do Caixa, o sistema identifica o Espaço pertencente ao pedido e disponibiliza apenas as opções de faturamento habilitadas no Espaço, conforme demonstrado na figura 3.

Figura 3 - Frente de Caixa - Faturamento por Recibo Simples

 

Após o faturamento por Recibo Simples, é gerado o relatório/Recibo, conforme modelo apresentado na figura 4.

Figura 4 - Frente de Caixa - Modelo Impressão - Recibo Simples

 

2. Frente de Caixa - Seleção do Espaço

Ao abrir a tela do Frente de Caixa o sistema seleciona o Espaço Padrão conforme definido no cadastro Terminais de Vendas -> em Espaços.
O usuário poderá alterar o Espaço a qualquer momento (clicando no nome do Espaço), conforme demonstrado na figura 5. Ao modificar o espaço, o sistema altera a grade de itens conforme o catálogo de produtos do Espaço selecionado, e caso o operador abra uma nova comanda, ela será aberta para aquele Espaço (selecionado).

 

Figura 5 - Frente de Caixa - Seleção do Espaço

Importante:

Embora não houve mudanças na funcionalidade de pesquisa das comandas, caso o usuário selecione um pedido/comanda diferente do espaço atual, automaticamente o sistema altera o Espaço de modo a realizar as operações e Faturamento no espaço correto. Desta maneira o operador deve se atentar no momento da abertura de novos pedidos/comandas verificando se o Espaço selecionado está correto.

3. Cálculo da Taxa de Serviços - Frente de Caixa e App-Garçom

O cálculo da Taxa de Serviços foi alterado de forma a ser calculado por item (não mais por total), desta maneira é possível ter em um mesmo pedido/comanda itens com incidência da taxa e itens sem incidência da taxa.

Por padrão todos os itens continuam possuindo taxa de serviços, sendo assim para que determinado item não tenha incidência da Taxa de Serviços, é necessário adicioná-los a uma lista de exceção disponível em Parâmetro -> Produtos Sem Cobrança da Taxa de Serviço, conforme demonstrado na figura 6.

Uma vez adicionado os itens nesta lista, tais produtos não terá incidência da taxa, indiferente do Espaço ou tipo de Faturamento. Caso determinado item possa ter as duas condições (cobrança e não cobrança da taxa) deve-se abrir dois cadastros para o mesmo item.

Figura 6 - Frente de Caixa - Seleção do Espaço

Importante:

O cálculo da taxa de serviços é realizada somente na conferência/pagamento do pedido/comanda, tanto na tela do Caixa, quanto no Aplicativo do Garçom.