CADASTRO E LANÇAMENTOS DE VERBAS INFORMATIVAS PARA ESOCIAL

*** EM PROCESSO ***

Atendendo à determinação do Item 8 do MOS- Manual do Esocial, referente aos valores relacionados a parcelas in natura (verbas informativas), a folha Ti9 implantou um processo de inclusão, relatório e envio dessas Verbas Informativas.

1) Para facilitar a inclusão mensal na folha, o usuário do sistema poderá fazer os lançamentos das seguintes formas:

a) Através de planilhas, importando os valores, gerando planilha em Excel, salvar com extensão "txt" e utilizar a opção do print abaixo:

b) Inserir no Cadastro de Colaboradores na opção Rubricas Fixas, as verbas que se pretende lançar:

c) Cadastrar as verbas a serem lançadas no Sindicato, na opção Rubricas Fixas, e o sistema irá incluir apenas para os trabalhadores vinculados ao respectivo sindicato:

2) Para que as verbas informativas que devem seguir ao eSocial tenham seus lançamentos aceitos no processamento da folha de pagamento é necessário que no Cadastro de Rubricas, no campo "Contrato Específico/Todos", as rubricas específicas estejam parametrizadas com a opção T->Todos.
Esse campo estava indisponível para edição e agora está liberado, para que cada operador faça as parametrizações que entenderem devidas à sua empresa. Assim, cadastrar as rubricas com os parâmetros:
- Natureza da Rubrica ti9: 9999-INFORMATIVA
- Categoria/Função de Cálculo da Rubrica ti9: 99.999-OUTROS VALORES INFORMATIVOS
- Contrato Específico/Todos: TODOS
- Natureza da Rubrica eSocial: 9989: OUTROS VALORES INFORMATIVOS
- Não terá incidências para nenhum encargo
- Tipo da Rubrica: 3-INFORMAÇÃO
- Código Formulário TRCT: 999-EVENTOS NÃO DEMONSTRADOS NO TRCT


3) Importante salientar que as verbas informativas são listadas apenas no modelo de relatório de folha de pagamento "Modelo 2". 

Este relatório é parametrizável e é selecionado através da opção Empresas e Filiais -> Parâmetros Diversos -> Competência Inicial Versão 2 Rel. FP. Informar o mes e ano inicial de utilização, no formato "aaaamm":


A parametrização para este relatório e disponibilização das verbas informativas que serão listadas nele, é feita através da do menu "Rubricas Informativas/Bases". Na opção, seleciona a rubrica previamente criada na opção "Rubricas" e faz a definição se essas verbas serão listadas no relatório de folha, no holerite e serão visíveis na tela de lançamentos mensais:

Versão 4.36.66 - Agosto/2024