
OBJETIVO
Permitir gerar automaticamente códigos com prefixo composto por variáveis e controlar o sequencial por ano / prefixo.
UTILIZAÇÃO
1. Variáveis no Prefixo
Algumas variáveis (no padrão tag) podem ser utilizadas para composição automática do prefixo. Estas variáveis podem ser utilizadas nos campos "Variáveis Anterior ao Prefixo" e "Variáveis Posterior ao Prefixo" (Figura 1). Quando selecionados estes campos, o sistema apresenta, no texto Ajuda, as tags para o usuário criar a fórmula para a composição do lote.
As variáveis disponíveis são:
Variável | Funcionamento |
---|---|
{COD_INTEG_FILIAL,N} | "Código Integração" da filial ativa ("Cadastro de Empresas e Filiais > aba Integrações"), onde N é a quantidade dos primeiros dígitos do campo. |
{DATA,FORMATO} | Data e hora corrente do servidor, independente da data ativa no sistema. FORMATO: YYYY (ou YY), MM, DD, HH, MI e SS. Exemplo: "31/12/2022 12:03:57", FORMATO YYYYMM = "202212". |
O conteúdo dos campos “Variáveis Anteriores ao Prefixo” e “Variáveis Posteriores ao Prefixo” não devem ser informados no campo "Máscara do Lote", pois serão adicionados dinamicamente na geração automática do código do lote.
Porém, a quantidade de caracteres destes campos deve ser considerada para respeitar o tamanho máximo de 23 caracteres do código do lote.
Figura 1 - Variáveis do Prefixo
O exemplo da Figura 1 resultará em o código 07MP2200127 (Figura 2), onde: "07" são os 2 primeiros dígitos do Código Integração da filial, "22" é o ano de 2022 e "00127" é o sequencial do lote.
No documento de entrada, se a operação estiver configurada como "Gera número de lote automático" e o campo "Lote Próprio" estiver em branco, ao clicar em "Salvar", o sistema irá gerar o código automaticamente.
Figura 2 - Código do Lote Automático
2. Sequencial do Lote por Prefixo
Para habilitar esta funcionalidade de controle de sequencial por prefixo, acesse o campo “Sequencial do Lote por Prefixo" (Figura 3) nos Parâmetros do Estoque e escolha a opção "SIM".
Figura 3 - Parâmetro Sequencial do Lote por Prefixo
Para cada prefixo de lote será gerado um novo sequencial. Exemplo: o sequencial do prefixo MP será diferente do prefixo EMP. Da mesma forma ocorrerá com o “Código Integração” da filial, que compõe o prefixo final, fazendo com que cada filial tenha seu sequencial. Também, se for utilizada o ano da variável data, será gerado automaticamente um sequencial por ano. Veja os exemplos de sequenciais iniciais na tabela abaixo (Figura 4):
Figura 4 - Exemplos de Sequenciais por Prefixo