OBJETIVO
Possibilitar que um processo produtivo, que fora iniciado em uma filial, seja continuado em outra filial.
UTILIZAÇÃO
Exemplo de cenário:
Inicia-se a produção na filial 001, onde as etapas (ordens) 1 e 2 foram realizadas: ordens 111377.4 e 111377.3.
Após estas duas etapas ainda há necessidade de continuidade da produção, mas em outra filial - na 002 - onde continua-se o processo produtivo a partir da 111377.2 em diante.
Processo:
O usuário que necessitar realizar o processo deve ter esta permissão devidamente estabelecida no Plano de Senhas, através do parâmetro "Executa processo de réplica de ordem de produção entre filiais".
Deve-se utilizar o parâmetro na janela “Parâmetros do Custo”: "Réplica de ordem de produção entre filiais para continuidade do processo produtivo".
Este parâmetro necessita que o parâmetro “Formatação do número da ordem de produção com base na filial ativa” esteja ativado, porque primeiro caractere do número da ordem será utilizado pelo sistema para saber a qual filial pertence a ordem digitada.
Na filial de destino, o usuário insere novo Vale. Neste momento o campo filial é preenchido com a filial ativa. O sistema detecta então que o parâmetro mencionado está ativo e permite que o usuário digite o número da Ordem de Produção de origem - isto é, permite que o usuário digite um número de ordem que não é da filial ativa no momento.
O sistema detecta que não existe esta ordem para esta filial. Se os parâmetros mencionados estiverem ativos, então o sistema busca este número da filial de origem, com base no primeiro caractere do número da ordem digitado. No nosso exemplo: 111377.2. O sistema entende que a filial de origem é 001.
Então o sistema questiona o usuário quanto à réplica. Ao confirmar o sistema copia os dados da Ordem de Produção de origem: dados da ordem, com a mesma quantidade; mês de referência da composição será o mês atual; dados da composição; atividades/procedimentos de produção e neste momento, caso seja parametrizado para tal, o sistema realiza a explosão da árvore de composição bem como a geração da requisição de materiais.
Uma vez replicada a ordem, nos casos de apontamento parcial, o sistema passa a encarar a ordem normalmente, ou seja, uma ordem pertencente aquela filial de destino.
Regras da réplica da Ordem de Produção:
- O número da Ordem de Produção na filial de destino será mantido, isto é, não haverá substituição do primeiro caractere que contem o número da filial, pelo número da filial atual.
- Sobre o consumo/baixa do lote na filial de destino: No momento do lançamento do vale na filial de destino, se o parâmetro do custo “Reservar Requisições: Liberação/atendimento das requisições usando lotes em níveis” estiver ativo, no momento em que o sistema realizar a réplica da ordem, automaticamente ele procurará a “ordem anterior” com base no número da ordem informada. Se for a primeira ordem da sequência, exemplo, 111377.4 (sendo uma sequencia de 5 ordens), então no momento de salvar o vale, o atendimento da requisição será realizado de acordo com a entrada manual do material que a filial de origem enviou. Entrada esta feita pelo usuário no momento de recebimento na filial de destino. Se não for a primeira, o sistema detecta a filial através do primeiro caractere do número informado e procura a ordem anterior nesta filial detectada, para saber qual é o lote que deve consumir no momento de salvar este vale na filial de destino.
IMPORTANTE: se o parâmetro mencionado não estiver ativo, no momento de salvar o vale, o FIFO é executado pelo sistema normalmente! Sendo assim, o sistema tenta recuperar o material com as regras de FIFO, onde neste caso, não há a garantia de que este material recuperado seja o da ordem esperada, ou seja, o material gerado e enviado pela ordem da filial de origem.