
OBJETIVO
Após a instalação e configuração do servidor para a nova versão do PostgreSQL, esta ferramenta tem o obejtivo de atualizar os arquivos de relatório do sistema Ti9 (RPTs) de modo que estes possam utilizar o controlador (driver) atualizado POSTGRESQL ANSI.
Este controlador possui total compatibilidade com a versão atual do PostgreSQL (12).
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Atenção: todos os passos mencionados neste manual bem como o uso das ferramentas relacionadas devem ser realizados APÓS a instalação e configuração da versão atualizada do banco de dados PostgreSQL em seu servidor.
Para mais informações sobre o PostgreSQL e suas versões, acesse: https://www.postgresql.org/
Para que o relatório RPT seja compatível com a versão atualizada do PostgreSQL, é necessário, como já mencionado, que o RPT esteja devidamente configurado para uso do controlador correto. Entretanto, ao mudar o controlador, se o relatório fizer uso de campos de tamanho indefinido (TEXT/MEMO), estes campos serão eliminados do corpo do relatório.
Portanto, é necessário que se identifique quais são os relatórios que possuem tais campos e, com base nesta análise, editar tais RPTs de modo que estes campos TEXT sejam incorporados manualmente em uma fórmula, antes da atualização dos dados do controlador.
A ferramenta disponibiliza a primeira etapa, analisando e identificando quais são estes RPTs com base em arquivos XMLs previamente gerados. Uma vez identificados, o usuário edita e insere tais campos em um campo tipo fórmula.
Após este trabalho, utiliza-se então a segunda etapa na ferramenta, onde ela atualiza automaticamente os dados de conexão, fazendo o uso deste novo controlador.
UTILIZAÇÃO
ETAPA 1
- A - Abra o aplicativo RptToXml (WF_RptToXml.exe);
- B - Selecione a pasta fonte onde encontram-se os arquivos RPT;
- C - Selecione no campo "Destino" o mesmo caminho da "Pasta fonte";
- D - Executar.
A opção "Gerar colunas do banco de dados" não influencia, portanto pode ficar marcada ou desmarcada.
Após o término, perceba que arquivos XML referentes aos arquivos RPT foram gerados na pasta. Estes arquivos são base para a próxima etapa, conforme se segue.
ETAPA 2
Agora, é necessário que se faça o download do driver POSTGRESQL ANSI, diretamente do site oficial, através deste link:
https://ftp.postgresql.org/pub/odbc/versions/msi/psqlodbc_12_00_0000.zip
Uma vez baixado, instale o controlador (driver).
ETAPA 3
Execute e configure a ferramenta Ti9 RPT Updater, através do menu inicial "Parâmetros do Aplicativo".
Agora, precisamos analisar os arquivos RPT de modo que a aplicação possa identificar aqueles que contém campos de tamanho indefinido (TEXT/MEMO). Esta análise precisa dos arquivos XML gerados na etapa 1.
- A - Entre com a senha de seu usuário do banco de dados;
- B - Selecione a pasta onde encontram-se os arquivos XML;
- C - execute o processo.
Ao identificar campos deste tipo no relatório, a ferramenta criará um arquivo e texto de nome similar, com sufixo "-RUP".
A ferramenta somente criará um arquivo "RUP" para aqueles relatórios que possuem campo TEXT em sua composição.
Ao abrir o arquivo "RUP", podemos ver os campos TEXT listados, bem como a tabela de cada campo.
Uma vez identificado o RPT, abra-o no Crystal Reports, localize os campos mencionados no arquivo "RUP", e os adicione em uma fórmula.