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OBJETIVO

Integrar os sistemas Seidor e Ti9, referente aos registros de Clientes, Produtos e Pedidos de Vendas.

PRÉ-REQUISITOS

Vide Interface de Programação de Aplicativos (API) para integração ao ERP Ti9: Layout de Integração Ti9 v2.3.pdf

Vide manual da API para toda a especificação técnica: Interface de Programação de Aplicativos (API) para integração ao ERP Ti9 - V1.4.pdf

UTILIZAÇÃO

Através dos endpoints disponibilizados, as informações pode ser trocadas com o sistema Ti9 usando os métodos HTTP: POST e GET.

O método POST deve ser usado tanto para a inclusão dos registros quanto para a atualização destes. A API recepcionará o JSON enviado via POST. Todos os dados serão validados e caso estejam coerentes, o registro será salvo.

Para os Produtos:

  • Caso um POST seja realizado em um registro já existente, o mesmo será atualizado com todos os dados do JSON.

Para os Clientes:

  • Na criação de novo cliente, a resposta do servidor será: 201 - Created, seguida da mensagem que identifica, através de um número, o registro do cliente criado: "Requisição executada com sucesso. Código Pessoa: 007777", onde "007777" é o código do cliente atribuído pelo Ti9.
  • Também sobre a inserção de um novo cliente, o valor de Código de Serviço Correios (visível através do GET Pedido Vendas) terá como valor padrão "04162".
  • Caso um POST seja realizado em um registro já existente, o mesmo será atualizado com os dados do JSON. A API reconhece o cliente através do CNPJ.

Para os Pedidos de Vendas:

  • O campo "ped_cliente" do layout deve ser enviado com o número do pedido Seidor. Este dado é muito importante para a identificação do pedido quando da atualização deste. Vide abaixo.
  • Quando da inserção do pedido de vendas, após validação, todos os dados serão salvos. A resposta do servidor será: 201 - Created, seguida da mensagem que identifica, através de um número, o pedido de vendas criado: “Pedido de vendas adicionado com sucesso! Número (Ti9): 0099999”, onde "0099999" é o número que o Ti9 atribuiu ao pedido criado.
  • Os pedidos de venda serão recebidos a nível da etapa "Pedido", no Fluxo de aprovações do Ti9.
  • A partir deste momento, o pedido de vendas fica aguardando a atualização por parte dos sistemas Seidor, das informações de Meios de Pagamento, Peso Líquido, Peso Bruto e Volume.

  • (aviso) Importante: Devido ao fato de todo o cálculo de peso bruto, líquido e volume serem feitos em outros sistemas, o Ti9 espera receber estas informações. Portanto, estas deve ser recebidas no cabeçalho do JSON como total, isto é, a soma dos pesos e volumes de todos os itens.

  • O Ti9 então identifica este pedido com o status "W_UP_FROM_SEIDOR" e bloqueia qualquer tentativa de avanço no fluxo deste pedido de vendas, conforme ilustram as figuras 01 e 02:


Figura 01 - Relação dos pedidos. Aqui notamos quatro pedidos que estão com a situação de aguardo de atualizações.



Figura 02 - Pedido de vendas com fluxo bloqueado por ainda estar aguardando as atualizações de Meio de Pagamento, Pesos Líquido e Bruto e Volume.


  • Quando o sistema Seidor desejar enviar estas atualizações para o Ti9, então ele deve realizar um novo POST, com o JSON completo do pedido de vendas. A API identificará o pedido de vendas através do campo "ped_cliente", conforme já citado.
  • A partir de então, serão considerados os dados de Meio de Pagamento, Pesos Bruto e Líquido, Volume e Itens (vide abaixo), recepcionados no JSON. Os dados serão validados e estes serão atualizados no registro do pedido de vendas.

  • (aviso) Importante: assim como os dados Meio de Pagamento, Pesos Bruto e Líquido e Volume, a API também irá considerar os itens recepcionados. Isto quer dizer que, se o JSON inicial contemplava 03 itens, mas o JSON de atualização contempla 02 itens, então este pedido ficará, no final, com 02 itens. A API remove e recoloca os itens do pedido, conforme explicitado no JSON.

  • A partir daí, o pedido está liberado para seguir o fluxo.



GET do status do Pedido de Vendas:

  • A API também disponibiliza um GET para que o sistema Seidor receba a situação deste pedido de vendas, isto é, em qual etapa do fluxo Ti9 ele se encontra. São eles:

    PENDENTE: o pedido de vendas se encontra na etapa "Pedido" do fluxo do Ti9. Pode ou não já ter recebido as atualizações por parte da Seidor. O pedido pode ser atualizado por parte da Seidor quantas vezes for necessário se ainda estiver nesta etapa.

    Get do status. Etapa Pendente:


    Post da atualização. Etapa Pendente:



    APROVADO: o pedido de vendas já foi atualizado com as informações por parte da Seidor e o usuário já o avançou no fluxo do Ti9. As atualizações neste pedido por parte da Seidor não são mais aceitas, onde qualquer tentativa retornará mensagem de crítica por parte da API.

    Get do status. Aprovado:



    Post de tentativa de atualização:



    FATURADO: o pedido já foi faturado no Ti9. Pode ou não já ter sua nota transmitida (NFe) para a SEFAZ. Caso já tenha sido transmitida com sucesso, o retorno também contemplará o número e série da NF, bem como a DANFE em formato Base64.

    Get do status. Pedido já faturado e NFe devidamente transmitida para a SEFAZ. Veja que o DANFE está contido no JSON, em formato Base64.



  • (aviso)Importante: Inserção de Etiquetas para parametrização de TAG de Serviço do Transportador
    Para que o código de serviço do correios seja disponibilizado no endpoint Get Pedido de Vendas, deve-se cadastrá-lo na tela "Campo do EDI e Etiquetas" de acordo com as instruções abaixo:

    1.Cadastro do Grupo “CORREIOS”
    2.Cadastro da variável "CÓDIGO SERVIÇO"
    3.Grupo "CORREIOS" inserido no cadastro do cliente 
    4.Variável do Serviço inserido no Cadastro do Cliente

    5.Sobre a qual parte do Fluxo de Aprovações do Pedido de Vendas acionaria a disponibilização de tal campo para a OT, foi concordado que seria a etapa Expedição
    Cabe aqui ressaltar que o Faturista poderá mudar o valor do campo "CÓDIGO SERVIÇO" na tela acima à qualquer momento antes da etapa Expedição. Caso a etapa de Expedição já tenha sido alcançada, deve-se voltar o pedido para uma etapa anterior de modo a realizar esta alteração. 

 

 


GET do Produto

  • A API disponibiliza um GET para que o sistema Seidor receba dados de produtos. 

    Para tal, deve-se primeiro parametrizar os grupos de estoque que serão usados para filtrar o retorno de tais produtos.
    A parametrização deve ser feita no ERP Ti9 através do módulo "Estoque", tela "Parâmetros de Estoque", menu "Integração".

     

    Após concluída a parametrização, o GET retornará todos os produtos ativos a partir da data informada no endpoint




 

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