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OBJETIVO

Gerenciar as demandas de compras dos produtos para revenda em uma nova central de planejamento de compras, permitindo a geração de solicitações de compras.

UTILIZAÇÃO

Processo:

 

  • Entradas:

    • Pedidos de Venda, Ordem de Serviço (Demanda)
    • Notas fiscais Faturadas (Histórico)
    • Saldo de estoque (Estoque mínimo)

  • Saídas: Solicitações de Compras.

 

Central de Planejamento de Compras:

Para acessar a central de planejamento de compras vá "Compras > Movimentos > Central de Planejamento de Compras".

 

Fig. 1 - Planejamentos

1. PLANEJAMENTO

Exibe os planejamentos efetuados. Por padrão o mês corrente é carregado.

 

1.1 BOTÕES

  • Pesquisar: pesquisa os planejamentos conforme o período informado.
  • Novo Planejamento: Cria um novo planejamento.
  • Editar: Edita um planejamento. *
  • Excluir: Exclui um planejamento *
  • Visualizar Impressão: visualiza a impressão do planejamento selecionado.

1.2 OPÇÕES

  • Período: data "de" e "até" dos planejamentos. Por padrão será preenchido com o mês corrente (ativo)

 

(aviso) Observação:

  • * apenas para planejamentos não processados.
  • Para o acesso é necessário estar ativo uma única filial.

 

Necessidade de Compras

Ao concluir o cadastro de um novo planejamento ou quando da edição de um já existente, será exibido a janela para pesquisa das necessidades de compras de produtos para a revenda. (Fig 2)

Fig. 2 - Necessidades de Compra de produtos para a revenda.

1. OPÇÕES

1.1 A opção “Modo de Análise” define qual o tipo de necessidades de compras a serem exibidas, que são:

- Histórico: histórico de vendas do período.

- Demanda: baseado nos pedidos de venda em aberto no sistema no período selecionado.

- Estoque Mínimo: quantidade necessárias para atender o estoque mínimo do produtos.

 

 

Tipo: DEMANDA

Descrição: Seleciona todos os produtos dos pedidos de vendas em aberto, cujo almoxarifado possua a propriedade "Sug. Produção / Rep. Estoque" marcada. Esta consulta leva em consideração como previsão de entrada as ordens de produção atendidas.

Critérios de seleção:

  1. Item do pedido ainda não atendido totalmente ((IPV.qtde_pedida - IPV.qtde_atendida) > 0)
  2. Data de entrega entre o período filtrado.
  3. Filial
  4. Não possuir nota fiscal gerada.
  5. Não possuir ordem de produção.
  6. Liberado para faturamento.
  7. Crédito Liberado (não bloqueado).
  8. Operação não pode estar preenchido "Código da Operação de Destino na Aprovação do Cliente". Em outras palavras, o pedido não pode ser cotação.
  9. O produto não pode ser do tipo "1 - Fabricação própria" ou "8 - Subproduto".
  10. O item do pedido não pode ter sido usado em outro planejamento.


Tipo: HISTÓRICA

Descrição: Somatória por produtos vendidos no período informado com base nas notas fiscais de saída. O agrupamento da informação é por produto.

Critérios de seleção:

  1. Data de Emissão da nota entre o período filtrado.
  2. O produto não pode ser do tipo "1 - Fabricação própria" ou "8 - Subproduto".
  3. A nota fiscal não pode estar cancelada.
  4. Apenas notas fiscais com operação de venda, parâmetros da operação "Movimentação Financeira" e "Despesa/Receita Operacional" marcados.

Considerações:

  • As devoluções devem ser descontadas.

 

Tipo: SALDO MÍNIMO

Descrição: Seleciona todos os produtos que estejam abaixo do estoque mínimo.

Critérios de seleção:

Formula: saldominimo - saldo_fisico - (previsao_entrada - qtde_produzida) + ped_venda > 0

Onde:

  • saldominimo: saldo mínimo do produto.
  • saldo_fisico: saldo físico (somatória) do produto nos almoxarifados com a propriedade "Sug. Produção / Rep. Estoque" marcadas.
  • previsao_entrada: com base nos pedidos de compras liberados e não encerrados onde exista quantidade a receber. Somatória da quantidade pedida - quantidade de entrada.
  • qtde_produzida: é considerada zero visto que neste caso não se aplica ao propósito. Esta variável foi citada apenas por integrar a formula utilizada pelo sistema para outros tipos de demanda.
  • ped_venda: somatória da quantidade pedida nos pedidos de venda que:
    1. Não tenham sido faturados (nota fiscal gerada)
    2. Não possuam ordem de produção
    3. O produto não pode ser do tipo "1 - Fabricação própria" ou "8 - Subproduto".
    4. O pedido não esteja encerrado.
    5. Operação com a propriedade "Controlar NF Mãe e Filhas" e "Código da Operação de Destino na Aprovação do Cliente" em branco

 

 

 

1.2. Consolida Necessidade: Consolida necessidades de compra de acordo com produtos e data de necessidade (somente para o modo de análise por demanda). 

1.3. Período: esta opção é levada em consideração conforme o modo de analise escolhido.

  1. Demanda: Data de entrega do pedido de vendas.
  2. Histórica: Data de emissão da nota fiscal.
  3. Saldo Mínimo: utilizada para a previsão de entrada e pedidos de vendas.

1.4. Percentual de Ajuste: disponível apenas para a opção “Histórico”. Será aplicado um percentual em cima da quantidade calculada .

 

2. BOTÕES DE AÇÃO

Pesquisar: atualiza a grade de registro de necessidades conforme as opções da janela

Processar:  o sistema efetua o processamento das necessidades de produção selecionadas, dando acesso a janela de PRÉ geração do MRP.

Adicionar Necessidade: Adiciona uma nova necessidade de compra manual. A mesma passará a ser exibida na grade de necessidades de produção na cor azul.(Fig. 3)

Fig. 3 - Necessidade de Compra Manual.

Encerrar Necessidade: encerra a necessidade. Quando do encerramento de uma necessidade, a mesma passará a ser exibida na cor vermelho

 

 

Tela: Pré visualização da Solicitação de Compra

Esta tela apresentará a sugestão de compras a serem geradas bem como as necessidades selecionadas previamente.

 

Fig. 4 - Pré - Solicitação de Compras.

 

1. GRADE DE REGISTRO

1.1 Sugestão de Compras: Permitido alterar as colunas de "Qtde Confirmada" e a "Data de Necessidade". 

 

2. BOTÕES:

  • Confirmar Análise: efetua a geração da solicitação de compras.
  • Cancelar: cancela a análise realizada e retorna para a tela de necessidade de compras (Fig. 2)

 


 


 

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