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Requisitos oAuth

Em algumas ferramentas que o OAuth foi implementado são exigidos alguns pré-requisitos essenciais para seu funcionamento, são eles conta serviço , ID de serviço e o arquivo da chave privada(arquivo p12), para provedor Google, para provedores microsoft temos os seguintes requisitos: ID do cliente e segredo do cliente.  

Os requisitos podem ser gerados pelo console Google quando o e-mail usado for um e-mail do provedor e também pelo portal da Azure quando o e-mail for microsoft.

Console Google

No Google Cloud Console, o OAuth é configurado para autenticar e autorizar usuários ou sistemas em APIs do Google ou em serviços de terceiros. Aqui estão os passos principais para configurar o OAuth no Google Cloud Console:

Acessar o Google Cloud Console

Criar um Novo Projeto

  • No painel do Google Cloud Console, clique no ícone de seleção de projetos no topo da página.
  • Clique em Novo Projeto.
  • Nomeie o projeto (por exemplo, "OAuth Project").
  • Clique em Criar.

Habilitar a API Necessária

  • No menu lateral, vá até API e Serviços > Biblioteca.
  • Busque pela API que sua aplicação precisa usar (por exemplo, Google Drive API ou Gmail API).
  • Clique na API correspondente e, na página da API, clique em Ativar.

Configurar a Tela de Consentimento OAuth

  • No menu lateral, clique em API e Serviços > Tela de consentimento OAuth.

  • Escolha entre os tipos de usuários:

    • Interno: Apenas disponível para usuários do Google Workspace dentro da sua organização.
    • Externo: Disponível para qualquer pessoa com uma Conta Google.
  • Complete os detalhes necessários:Clique em Salvar e Continuar após preencher todos os campos.

    • Nome da Aplicação.
    • E-mail de Suporte.
    • Domínios Autorizados (URLs da sua aplicação que vão interagir com o OAuth).
    • Escopos OAuth: Selecione os escopos que você deseja solicitar dos usuários. Isso define quais permissões você está pedindo (exemplo: acesso ao Gmail).

Criar Credenciais OAuth

  • No menu lateral, vá para API e Serviços > Credenciais.
  • Clique no botão Criar Credenciais e selecione ID do Cliente OAuth.
  • Escolha o tipo de aplicativo:
    • Aplicativo Web: Se a sua aplicação for uma aplicação web.
    • Outros: Se for um serviço ou aplicação desktop.
  • Se for Aplicativo Web, forneça o(s) URI(s) de redirecionamento autorizados:
  • Clique em Criar.

Obter o ID do Cliente e Chave Secreta

  • Após a criação das credenciais, você verá uma tela com o ID do Cliente e a Chave Secreta.
  • Copie essas credenciais ou faça o download delas para usar no código da sua aplicação.

Gerar e Configurar o Token de Acesso

  • Use o ID do Cliente e a Chave Secreta para redirecionar os usuários ao endpoint de autenticação do Google e obter o token de autorização.
  • Troque o token de autorização por um token de acesso. Esse token será usado para fazer requisições às APIs autorizadas.

Usar o Token de Acesso

  • No código da sua aplicação, use o token de acesso para fazer chamadas autenticadas à API ativada (por exemplo, Gmail API, Drive API, etc.).
  • O token de atualização também será gerado, permitindo que você obtenha novos tokens de acesso sem que o usuário precise autenticar novamente.

Criar uma Conta de Serviço

  • Se você precisa de uma conta de serviço para atuar em nome de usuários dentro de um domínio Google Workspace, siga estes passos adicionais:
    • Vá para API e Serviços > Credenciais e clique em Criar Credenciais > Conta de Serviço.
    • Nomeie a conta e conclua o processo de criação.
    • Ative a delegação em toda a organização (Domain-wide Delegation) se necessário, para que a conta de serviço possa atuar em nome de usuários dentro da organização.
    • Gere a chave privada (formato JSON ou p12) e a use no seu código para autenticação.

 

Portal Azure

No ecossistema Microsoft, OAuth é amplamente utilizado para integrar e autorizar o acesso a serviços como Microsoft 365, Azure, Outlook, entre outros.

Criar aplicativo no Azure AD

  • Vá ao portal do Azure.
  • Navegue até “Azure Active Directory” > “Registros de aplicativo” e clique em “Novo registro”.
  • Nomeie o aplicativo, escolha “Contas neste diretório” e clique em “Registrar”.

Configurar permissões

  • Vá em “Permissões de API” e adicione permissões para enviar e-mails via Exchange Online, como Mail.Send ou full_access_as_app para acesso completo.

Gerar ID de cliente e segredo do cliente

  • No aplicativo criado, vá até “Certificados e Segredos” e clique em “Novo segredo do cliente”.
  • Salve o valor gerado (este é o segredo do cliente).
  • O ID do aplicativo pode ser encontrado na página de “Visão Geral”.

Obter consentimento do administrador

  • Se o seu aplicativo for usado em uma organização, você precisará do consentimento do administrador do Office 365.
  • Isso pode ser feito através de um link especial de consentimento que o administrador deve aprovar.

Utilizar OAuth no código

  • No seu código, use o ID do cliente, segredo, e outros dados da API para gerar o token de acesso necessário para autenticação e envio de e-mails via Office 365 API.

 

 

 

 

 

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