
OBJETIVO
O objetivo principal é a criação de uma central de propostas para serviços.
- Nesta rotina serão informados os serviços vendidos e uma seção de inserção de clientes diversos e percentuais. Ao finalizar a inclusão de itens e clientes com percentuais, conclui-se o processo que irá gerar novos pedidos gerenciados através das rotinas já utilizadas pelo TI9.
- A nova rotina irá gerar pedidos distintos para os clientes inseridos fazendo o rateio dos valores de acordo com os percentuais definidos.
- Todo o processamento de pedidos/faturamento ocorrerá sobre os pedidos gerados após essa etapa.
UTILIZAÇÃO
Para acessar a nova janela, basta ir em Faturamento -> Movimentos -> Proposta Comercial de Serviços(vide imagem 1).
Imagem 1. Nova Janela Proposta Comercial.
Após inserir as informações do cabeçalho(Dados da proposta e Dados da agência que será aplicada a comissão), é possível selecionar os clientes que irão realizar o rateio dos serviços, podendo ratear o valor pela porcentagem desejada, conforme destacado na imagem 2.
Imagem 2. Inserção de rateio clientes.
Após realizar a inserção dos dados do serviço, para que os valores totais da janela sejam atualizados, é necessário clicar na etapa "Calcular". Nesta etapa, serão geradas automaticamente as informações da grade "Detalhes de Faturamento", sendo realizado o rateio de cada cliente com base no valor do serviço e a porcentagem de rateio informado. Exemplo na imagem 3.
Imagem 3. Calculo da Proposta.
Após realizar a etapa de cálculo, será possível confirmar a Proposta clicando na etapa do fluxo "Proposta". Após a confirmação, os campos não poderão ser alterados, e o fluxo será avançado para "aguardando aceite" para aprovação comercial. Após o aceite, a proposta poderá ser efetivada para geração do pedido de vendas. Exemplo destacado na imagem 4.
Imagem 4. Fluxo de aprovações - Etapa Aceite.
Obs.:Caso haja a reprovação do aceite, é possível editar as informações da proposta comercial, clicando novamente na etapa "proposta" para reabrir a edição e realizar alguma correção (se necessário).
Ao clicar em Efetivação, o sistema utilizará as informações da grade "Detalhes de Faturamento" como base para gerar o pedido de vendas. Cada linha da grade será um pedido de vendas. Após concluído o processo, o campo "número pedido" da grade de detalhes será atualizado com o pedido gerado correspondente. Exemplo imagem 5.
Imagem 5. Fluxo de aprovações - Etapa Aceite.
Ao cancelar a efetivação, os pedidos de vendas vinculados serão excluídos e a numeração dos mesmos na grade de detalhe de faturamento será apagada.
Botões Laterais:
Informações Comerciais: Contém as mesmas informações que as do pedido de vendas
Formulários:
Proposta: Relatório da proposta comercial (baseado no relatório de pedido do vendas/outras saídas, porém com as informações da proposta comercial)
Contrato: Relatório do contrato (baseado no relatório de contrato do vendas/outras saídas, porém com as informações da proposta comercial)
Cotação: Relatório de Cotação (baseado no relatório de cotação do vendas/outras saídas, porém com as informações da proposta comercial)
Gerar Cópia: Gera a Cópia da proposta comercial ( não copia a data de aceite, nem os pedidos vinculados, sendo necessário passar as etapas novamente)
Encerrar Proposta: Rotina que encerra a proposta comercial. Caso a proposta já tenha pedidos de vendas vinculados, os mesmos terão o seu status atualizado para encerrado.
Também é possível cancelar o encerramento, retornando a etapa em que se encontrava a proposta. Caso contenha pedidos de vendas relacionados, os mesmos terão seu status atualizado para disponível novamente.