OBJETIVO
Realizar a Depreciação Patrimonial Societária dos Itens do Ativo Fixo.
UTILIZAÇÃO
1. Parametrização
Definição do Tipo de Cálculo
Para realização do cálculo da Depreciação Patrimonial Societária inicialmente deve-se optar pelo Tipo de Depreciação, optando por Linear ou Decrescente. Esta opção esta disponível no menu Ativo Fixo->Parâmetros do Ativo Fixo conforme figura 1.
Figura 1 - Parâmetros do Ativo Fixo - Tipo de Depreciação
- Linear: Mesmo método de cálculo da Depreciação Fiscal atual do Ti9. Consiste na depreciação de acordo com o percentual obtido através da vida útil do bem aplicado mensalmente em valores fixos (quotas constantes).
- Decrescente: Entre as várias formas de cálculo gerencial da depreciação decrescente, adotamos o Método da Soma dos Dígitos:
Esse método resulta em uma alocação maior da depreciação nos anos iniciais da vida útil do ativo. Quando esse método é utilizado, o custo do ativo durante o período de vida útil declina de maneira constante.
Para efetuar o cálculo de acordo com esse método, somamos os números 1, 2, 3 ,....."n", em que "n" é número de anos estimados de vida útil. A taxa de depreciação de cada ano é uma fração em que o denominador é a soma desses dígitos e o numerador é, para o primeiro ano, "n"; para o segundo ano, "n-1"; para o terceiro ano, "n-2", e assim por diante. A Figura 2 exemplifica o cálculo de um bem de valor R$ 10.000,00 que seria depreciado em 10 anos.
Figura 2 - Depreciação Decrescente - Método Soma dos Dígitos
Definição do Início do Cálculo
A parametrização para realização efetiva do cálculo da Depreciação Patrimonial Societária é por Filial. Para ativar o cálculo acesse o cadastro da Empresa/Aba "Ativao Fixo".
Nesta tela marque a opção "Calcular Depreciação Societária" como sim e informe a data para inicio do cálculo preenchendo o campo "Data Implant. - Societária" conforme demonstrado na figura 3.
Figura 3 - Definição do Início do Cálculo no Cadastro da Empresa
Campos:
- Calcular Depreciação Societária: Ao marcar SIM determina que a filial possui cálculo da Depreciação Societária e libera os campos para preenchimento no cadastro do Ativo Fixo.
- Data Implant. - Fiscal: Data em que foi implantado o saldo fiscal.
- Data Implant. - Societária: Data em que foi implantado o saldo societário.
- Data Implant. - Créd. Imp.: Data em que foi implantado o saldo de crédito de ICMS e PIS/COFINS.
Observações: Caso a data não for informada o sistema irá calcular as depreciações sem observar a data de implantação do saldo. Caso a data for informada no mês de implantação do saldo o sistema não irá calcular a depreciação neste mês visto que entende que o saldo implantado deve englobar o mês.
Ao preencher a data de implantação do controle Societário o sistema permitirá alterar os cadastros de ativo existentes, permitindo informar os dados referentes aos saldos iniciais da parte Societária.
2. Itens do Ativo Fixo
A Depreciação Societária é independente da Depreciação Fiscal. Para iniciar o calculo da Depreciação Societária de um bem é necessário marcar a opção "Depreciação Societária" no cadastro do bem. Ao marcar esta opção é liberado o preenchimento do quadro "Avaliações" conforme figura 4.
Figura 4 - Itens do Ativo Fixo - Quandro Avaliação
Quadro: Saldo Inicial
Deve ser preenchido com as informações para inicio do calculo da depreciação societária.
Campos:
- Data: Data de inicio da depreciação societária
- Valor: Valor avaliado do bem
- Valor Residual: Valor residual
- BC Depreciação: É a BC para inicio da depreciação. Valor - Valor Residual
- Vida útil: Vida útil em anos
- Data do Saldo: Campo opcional que deve ser preenchido para informar os valores já depreciados. Os valores informados nos campos abaixo devem corresponder aos valores depreciados entre a Data e a Data do Saldo. A depreciação será inciada no mês subsequente a data do saldo.
- Com avaliação: Identifica que o item já sofreu avaliação.
- Laudo: Número do laudo da avaliação
- Valor já Depreciado: É o valor já depreciado entre o data e a data do saldo.
- Qtde meses já calculados: Quantidade de meses já calculados.
- Iniciar novo cálculo decrescente: Indica para o sistema depreciar o saldo restante iniciando o cálculo decrescente como se fosse no primeiro ano. Este parâmetro deve ser utilizado caso o bem estivesse sendo calculado anteriormente pelo calculo linear e agora optou-se pelo calculo decrescente.
Quadro: Avaliação / Impairment
Deve ser preenchido quando ocorrer avaliação ou impairment.
Campos:
- Número Laudo: Número do Laudo
- Tipo (A/I): Avaliação ou Impairment?
- Data: Data da avaliação ou impairment
- Valor Avaliado: Valor avaliado
- Valor Residual: Valor Residual
- Vida Útil Anos: Vida útil em anos.
- Vida Útil Meses: Preencher somente quando a vida útil total do bem for parcial. Exemplo: 5 anos e 6 meses.
Quadro: Depreciações
Consulta dos valores calculados após a depreciação.
Quadro: Resumo da Depreciação
Informações referente ao saldo a depreciar.
3. Depreciação
Para realizar o processo de cálculo da Depreciação Societária acesse o menu Processos->Depreciação Mensal no módulo do Ativo Fixo. O processo de Depreciação Mensal efetua o calculo da Depreciação Fiscal e Societária no mesmo momento.
4. Relatório - Análise Controle Patrimonial Societário
Para visualizar as informações do cálculo da Depreciação Societária acesse a opção Processos->Análise Controle Patrimonial Societário.
Conforme demonstrado na figura 4 realize o filtro informando o código da empresa e o mês de referência no formato MM/AA. Nesta tela são demonstrados os dados cadastrais dos itens do ativo fixo, dados da aquisição, depreciação fiscal, depreciação societária e baixa.
Figura 5 - Análise Controle Patrimonial Societário